Pré-Noviça Odete, ...o Senhor já tinha me chamado e me escolhido antes de eu ter nascido.

 

  "O melhor lugar do mundo é onde Deus me quer". São José Freinademetz

  Pré-Noviça Odete, "...o Senhor já tinha me chamado e me escolhido antes
  de eu ter nascido."



Minha vocação surgiu desde dos meus 15 anos, quando então eu falava para minha mãe que queria ser religiosa. Ela dizia, "você é quem sabe". Nessa fase, os desejos às vezes parecem sonhos. Entretanto, essa vontade não ficou esquecida, fui fazendo a escuta de Deus e discernindo sobre esse chamado.

Na minha comunidade, em Porto Real/RJ, no mês de julho, sempre acontecia uma missão feita pelos Missionários Verbitas de São Paulo. Fui indicada pela comunidade para acompanhar um dos missionários e, caminhando com ele, partilhei da minha vontade de ser religiosa.

Ele me disse: 
- "Odete, vontade todos temos, mas é preciso conhecer melhor pra ver se é isso mesmo que queremos". 
Ele disse que conhecia um Congregação e uma Irmã que se chamava Francisca e perguntou se eu queria que ele me indicasse a ela. Eu disse que sim. Ele me indicou e comecei a me corresponder com ela por um certo tempo. Depois, pensei que tinha desistido de mim. Passado um tempo, Irmã Nadir me escreveu e aí fiquei feliz porque não tinham esquecido de mim. 

Para conhecer o convento, fui convidada pela Irmã Nadir e Irmã Nelly e fiquei muito feliz pelo convite. Logo pensei, vou ou não vou, estava usando muleta naquela época. Perguntei a meu irmão, o que eu faço agora? Ele disse, "não é isso que você quer? Então vá, que de alguma forma você vai chegar lá". Vim no mês de junho, conheci, gostei e senti que era o caminho que devia seguir. Retornei no mês de setembro para mais um encontro vocacional e já tinha a certeza de que era isso que eu queria. Com isso, fui convidada pela Irmã Ruth a fazer a experiência na comunidade da Cohab, com Irmã Martina e Irmã Nelly. Cheguei lá em sete de setembro de 2003 para a experiência que durou um mês e dezoito dias. Foi importante, clareou ainda mais o meu chamado e aumentou o meu crescimento.

Para a celebração de minha entrada no pré-noviciado, escolhi a leitura de Jeremias 1,4-10, por ter sido a primeira leitura que ouvi no meu primeiro encontro vocacional, no convento e que me tocou muito, pois compreendi que o Senhor já tinha me chamado e me escolhido antes de eu ter nascido.

O Senhor me chamou e me escolheu para ir onde ele me enviar para construir e plantar e levar a palavra dele a todos que dela necessitam.
Hoje, tendo dado mais esse passo, me sinto mais aberta e mais disposta e com muito fervor para responder a esse chamado.

Odete Mendonça da Silva (pré-noviça), SSpS - pertence a Província Brasil Norte
maio/2004

Convento Santíssima Trindade

REDES

EVANGELHO

CONHEÇA O VIVAT

ACESSE SEU WEBMAIL

Newsletter

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5547-7222