Ir. Cida conta um pouco de sua missão no México

 

  "O melhor lugar do mundo é onde Deus me quer". São José Freinademetz

  Ir. Cida conta um pouco de sua missão no México

 

Desde que entrei na Congregação, tinha um grande sonho de ser missionária junto ao povo mexicano, e, finalmente, esse sonho foi realizado. Em 1998, fui para México com destino para 5 anos. A experiência que tive com aquele povo alimentou muito a minha opção de vida de entrega a Deus e ao povo, como Missionária Serva do Espírito Santo. 

México pode ser um país pobre materialmente falando, mas com culturas preciosas, de origem indígena. Cada região tem seus costumes próprios, seu idioma próprio (mixteco, zapoteco, chapaneco e outros), seu modo de vestir e de viver. Nosso grande desafio na missão era resgatar essa cultura, pois por influência dos Estados Unidos, muitos jovens já não querem mais saber de "sua gente", o que é muito triste. Em todos os trabalhos que fazíamos nas comunidades, sempre procurávamos retomar essa questão, despertando a consciência do grande valor que tem suas culturas.
Na província religiosa também vivíamos em um ambiente multicultural. México é a província com maior número de irmãs, 15 países diferentes, foi uma riqueza poder conviver com essas irmãs. Essa experiência me ajudou muito a ser mais sensível, mais aberta e a ter um grande respeito para com a outra. Claro que a diversidade tem os seus desafios, mas lá senti realmente o que era fazer parte de uma Congregação Missionária internacional.
Essa experiência partilhada com o povo mexicano, nunca será apagada do livro de minha história pessoal, pois cada linha escrita representou momentos que vivi com muita intensidade, amor e entrega. Hoje, agradeço muito a Deus, a província e especialmente às Irmãs da província de México, por esses cinco anos que estive com elas.

Irmã Aparecida Ribeiro, SSpS - pertence a Província Brasil Norte

Convento Santíssima Trindade

REDES

EVANGELHO

CONHEÇA O VIVAT

ACESSE SEU WEBMAIL

Newsletter

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5547-7222