Ir. Agnes: 17 anos de Inserção de Pastoral da Saúde e da Criança

  "O melhor lugar do mundo é onde Deus me quer". São José Freinademetz

Ir. Agnes: 17 anos de Inserção de Pastoral da Saúde e da Criança

 

 

Ir. Edni: Há quanto tempo você trabalho no bairro Pedreira?

Ir. Agnes: Trabalho na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, na Pedreira, desde dezembro de 1985.

Ir. Edni: Você poderia falar-nos um pouco sobre essa sua inserção de mais de 17 anos? 

Ir. Agnes: Quando comecei, assumi a Pastoral da Saúde, que não existia na Paróquia. Então, com um grupo de umas 10 mulheres começamos a visitar doentes e aos sábados, eu levava a comunhão para aproximadamente umas sete pessoas doentes. 
Depois, iniciamos um curso de corte e costura na Favela do Abacateiro, em parceria com pessoas da capela do Jardim Ideal, onde havia uma creche que eu apoiava. Aí comecei a dar orientação a gestantes que, ao mesmo tempo, costuravam o enxoval do bebê. À tarde atendia, numa sala da Paróquia, aos doentes com ou sem receita, com medicamentos recebidos da Alemanha. Em 1993, depois de um levantamento na Favela, sobre o destino da capela, que não estava sendo muito usada como tal, decidimos transformá-la em uma creche. Iniciamos com 40 crianças em meio período. Como a procura por vagas na creche aumentava, formamos uma entidade, o "Centro de Promoção Humana Nossa Senhora Aparecida do Jardim Pedreira", o que possibilitaria um convênio com a Prefeitura Municipal. Com doações e bazares conseguimos indenizar três famílias que tinham ocupado o terreno e construir no local um prédio com capacidade para receber 120 crianças, com aprovação e convênio com a Prefeitura. O prédio foi inaugurado em 1996. Atualmente 100 crianças de 0 a 5 anos freqüentam a creche em tempo integral e, através de um outro convênio com a Ação Comunitária do Brasil -ACB, mais 50 crianças de 7 a 14 anos freqüentam, em turnos alternados, o projeto Crê-Ser. Desde o início da Entidade, sou a vice-presidente em uma diretoria composta de 8 membros.
Através da Ação Comunitária do Brasil temos atualmente outro projeto na paróquia, este para 50 jovens de 15 a 20 anos, chamado "Preparação para o Trabalho ou Telemarketing". São dois cursos anuais com a duração de 5 meses, de terça-feira a sexta-feira. Além da responsabilidade para com a Creche e com os dois projetos da ACB, continuo com a Pastoral da Saúde. Contando com o grupo todo, fazemos aproximadamente 600 visitas por ano. São 140 pessoas cadastradas, as quais, com a ajuda financeira dos paroquianos participa de uma missa da pastoral 3 vezes ao ano. Continuo atendendo pessoas com receitas, através de medicamentos disponíveis ou de remédios caseiros. Prosseguem o curso de gestantes numa média de 5 mães, que recebem no término, o enxoval do bebê. Duas vezes por semana dou ginástica, auto massagem e relaxamento para 55 mulheres acima de 40 anos. A cada dois meses fazemos um bazar e também a cada dois meses dou uma palestra sobre planejamento familiar no Curso de Noivos. Há ainda um grupo de mães que semanalmente se reúne para fazer bordados e crochê.
Todo o trabalho é ligado à Entidade e à Paróquia, por ter nascido nesse ambiente e porque usamos as dependências da igreja.

Ir. Edni: Quais os pontos altos do trabalho segundo seu ponto de vista?

Ir. Agnes: É ver que após muitos anos de luta e suor tudo isso funciona, que há muita gente envolvida nesse processo de melhoria e que muita gente é beneficiada com ele.

Ir. Edni: Quais as dificuldades que vocês enfrentam?

Ir. Agnes: Uma das dificuldades está na mudança freqüente do padre responsável, o que, a meu ver, enfraquece o compromisso. Temos muitas dificuldades a enfrentar com os órgãos públicos. Há muita gente de boa vontade, mas o voluntariado de pessoas capacitadas está cada vez mais difícil.

Ir. Edni: Você teria algo mais a nos dizer?

Ir. Agnes: Quero dizer ainda que São José e nosso Fundador e Fundadoras merecem a honra.

Irmã Agnes Knips, SSpS - pertence a Província Brasil Norte

Convento Santíssima Trindade

REDES

EVANGELHO

CONHEÇA O VIVAT

ACESSE SEU WEBMAIL

Newsletter

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5547-7222