Colégio Sagrado Coração de Jesus - Trabalho de campo - Serra da Canastra

Trabalho de campo - Serra da Canastra

No dia 13 de junho de 2019, os estudantes da 1ª sėrie do Ensino Médio desembarcaram em Capitólio-MG. O principal objetivo deste primeiro dia de trabalho de campo foi a visita à Usina Hidrelétrica de Furnas para aprofundar seus conhecimentos sobre o processo geração e distribuição da energia elétrica . Os alunos tiveram a oportunidade de observar as turbinas, apreciar a maravilhosa paisagem que seu mirante proporciona, além de enriquecer seus conhecimentos nas disciplinas de Física e Biologia.
 
Dando continuidade ao 1° dia de estudo de campo no município de Capitólio - MG, os alunos da 1ª série conheceram as belezas dos canyons do Lago de Furnas. Os canyons são canais, rodeados por paredões, que foram alagados, formando piscinas naturais de águas cristalinas, que fazem parte do imenso lago artificial de águas verde-esmeralda e que dão forma ao conhecido “Mar de Minas”. 
 
Durante as paradas, os alunos estudaram sobre a formação  geológica  e composição rochosa desses imensos paredões, conteúdos que estão sendo estudados em sala de aula na disciplina de Geografia.
 
No segundo dia de visita a campo, os alunos da 1ª série do Ensino Médio desembarcaram no Parque Nacional da Serra da Canastra - MG. Após uma emocionante viagem em veículos 4x4 e uma bela caminhada em uma trilha interpretativa do bioma do Cerrado, todos foram recompensados por um mergulho nas águas cristalinas da Cachoeira do Cerradão. Durante o dia vivenciaram diversos conteúdos relacionados às disciplinas de Biologia e Geografia.
 
O nosso terceiro  dia de visita a campo, na região da Serra da Canastra, com os alunos da 1ª série do EM, começou com a visitação à  fazenda Santiago, onde  puderam conhecer a história do queijo Canastra e também produzir essa riqueza gastronômica da região, patrimônio cultural e imaterial brasileiro, tombado pelo IPHAN.
 
Na última etapa do trabalho na região da Serra da Canastra - MG, os alunos da 1º série do EM exploraram a parte alta do paredão rochoso. Durante o dia puderam aprofundar seus conhecimentos sobre a geologia do local, conhecer de perto as características e espécies do Cerrado brasileiro e visitar a nascente histórica de um dos mais importantes rios do país, o São Francisco.
 
 

 

Colégio Sagrado Coração de Jesus - 2022 - Todos os direitos reservados
Rua Professor Moraes, 363 - Funcionários - Belo Horizonte - Minas Gerais | Tel. (31) 2517-9550