Transgênicos

Transgênicos são uma invenção da biotecnologia, ou engenharia genética, permitindo cruzamentos não existentes na natureza. No caso da soja transgênica (uma produção de laboratório), trata-se de uma invenção da multinacional Monsanto, feita porque um novo herbicida transgênico, chamado RR, também produzido pela Monsanto, é tão venenoso que, além das ervas daninhas também destroi a própria planta de soja, que deveria proteger. Aí, a empresa, depois de anos de pesquisa e de muito sofrimento de cobaias animais, inventou a soja transgênica que resiste ao novo herbicida.
Acontece porém, que nos Estados Unidos, onde já se planta transgênicos faz anos, aquele herbicida super venenoso já não consegue mais destruir as ervas daninhas. Como diz o jornal americano "The Washington Post" : "Herbicida transgênico perde a eficácia; nos últimos anos, ervas daninhas resistentes ao herbicida RR, têm surgido nos estados americanos de Deleware, Maryland, California, Tennesee, Ohio e Indiana. Como resultado, os fazendeiros futuramente vão reduzir o plantio de transgênicos. Segundo o agrônomo Mark J. van Gessel, da Universidade de Delaware, é melhor voltar para o plantio tradicional da soja. Vários cientistas estão preocupados com o alastramento das ervas daninhas resistentes, o que tornaria o RR inútil."
Agricultores e cientistas, em geral, sabem que os herbicidas perdem sua eficácia depois de alguns anos de uso, o que leva os produtores daqueles defensivos a inventar outros, mais fortes ainda, o que levou a Monsanto a inventar o transgênico, perigoso ao Meio Ambiente e à saúde das pessoas.
É sabido também, que após anos do plantio de transgênicos, será introduzido um outro gen, que impossibilita o uso da semente da produção do agricultor. Deve ser sempre comprada das firmas que a fornecem.
Há no Brasil e em outros países, um movimento forte de "Agricultura Orgânica", que significa simplesmente aquela agricultura que durante milhares de anos foi praticada por todos os povos do planeta terra. Os povos asiáticos plantavam soja e milho muito antes da existência da civilização européia. Herbicidas, inseticidas, agrotóxicos em geral, somente entraram em uso após a segunda guerra mundial.
Os agrônomos de hoje que dizem que não se pode plantar nada sem agrotóxicos, não sabem do que estão falando. Outros cientistas e pesquisadores, ao contrário, provam que usando determinadas técnicas com o plantio orgânicos se conseguem ótimas safras. A agricultura é uma arte antiquíssima, fato que em muitas faculdades modernas de agronomia está sendo completamente esquecido. Devemos dar mais atenção às doenças que, cada vez com mais freqüência, assolam os trabalhadores na agricultura. Um exemplo, entre outros, na região de Campinas há cada vez mais casos de morte e internações de pessoas intoxicadas por agrotóxicos, de acordo com o Centro de Controle de Intoxicações da Faculdade de Medicina da UNICAMP.
Não sei porque o Presidente Lula liberou o plantio de transgênicos no Brasil, depois de mostrar-se várias vezes veementemente contrário a que isso acontecesse, durante a campanha eleitoral, enquanto 10 dos 12 ministros, reunidos durante 3 semanas, estiveram discutindo o projeto sobre os transgênicos.
Nosso presidente foi enganado pelo ministro Roberto Rodrigues, que o informou que todo Brasil já está contaminado pelos transgênicos, para depois admitir que somente 8 % do país tinha plantio de transgênicos, menos da metade do Rio Grande do Sul ! Será que o presidente Lula não sabe que durante a proibição de transgênicos no Brasil, os agricultores tinham lucros fantásticos exportando soja tradicional para um imenso mercado formado pela União Européia, China e Japão ? E isso acontecia justamente porque o Brasil não plantava soja transgênica, rejeitada por esses países.
O Governador do Paraná, Roberto Requião, ficou furioso com a inacreditável decisão do presidente Lula e já está negociando com a China um acordo de fornecimento de soja tradicionalmente plantada para os próximos 10 anos. Além disto, não vai permitir o plantio da soja transgênica no território paranaense.

Nini van Prehn - Jornalista - Juquitiba

Convento Santíssima Trindade

REDES

EVANGELHO

CONHEÇA O VIVAT

ACESSE SEU WEBMAIL

Newsletter

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5547-7222