Missionários leigos SSpS participam de seminário em Roma

“Há diversidade de dons, mas um só Espírito. Os ministérios são diversos, mas um só é o Senhor. Há também diversas obras, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos” (1Cor 12,4-6).

Abertura do seminário “Missionários leigos SSpS aprofundando a comunhão”

Com esse sentimento de diversidade de dons, ministérios e obras, mas um só Espírito, sou uma entre os doze missionários leigos SSpS da África, Ásia, América e Europa que participaram do seminário “Missionários leigos SSpS aprofundando a comunhão”, realizado na Casa-Geral, em Roma, de 23 a 29 de fevereiro. Com alegria, gratidão e fé, partilhamos nossa visão, desejos, sonhos, oportunidades, sugestões sobre a nossa participação como “companheiros da missão”.

Cada um de nós falou sobre as atividades realizadas em seu país e, quando chegou minha vez, apresentei o que estamos fazendo no Brasil, começando por um breve histórico das servas do Espírito Santo (SSpS) no País e sua organização atual em duas províncias: Brasil Norte (BRN) e Brasil Sul (BRS). Depois fiz um resumo sobre nossos grupos de missionários(as) leigos(as) de Deus Uno e Trino (MLDUT): como nos reunimos, nossa formação, símbolos e identidade visual, como nos comunicamos, o acompanhamento espiritual e como nos mantemos.

A Coordenadora-Geral, a irmã Maria Theresia Hornemann, assistiu às apresentações da Alemanha, Angola, Argentina, Coreia, Paraguai, Gana, Índia, Java, Filipinas, Taiwan, Holanda e, ao fim da apresentação do Brasil, reconheceu o trabalho que estamos realizando.

Missa de abertura do seminário

A missa de abertura foi presidida pelo Superior-Geral da Congregação dos Missionários do Verbo Divino (SVD), Pe. Budi Kleden. Ele falou sobre o ânimo na construção de novos caminhos que o Espírito realiza bem como sobre os documentos das missionárias SSpS que manifestam a necessidade de aumentar a liderança participativa dos leigos e a coragem de aceitar e valorizar as diferenças.

O seminário nos ajudou a fortalecer nossa colaboração como missionários leigos junto às irmãs SSpS e a compartilhar uma visão comum. Também propomos um plano de realização do seminário de acordo com a realidade de cada país, preparamos uma declaração e elegemos dois participantes para nos representar no 15º Capítulo-Geral da Congregação, que será realizado em Steyl, na Holanda de 19 de abril a 21 de maio próximos.

Um momento muito especial para todos nós foi a saudação que o Papa Francisco fez na audiência-geral, no dia 26 de fevereiro, aos missionários leigos e leigas ligados às irmãs SSpS.

Para nos representar, elegemos Juan Matías (Argentina) e Richar González (Paraguai). A seguir, apresento a declaração que preparamos. Nossos dois representantes vão levá-la ao Capítulo-Geral.

Quem são os “companheiros da missão”

Partilha sobre documentos da Igreja e sobre a participação dos leigos na Família Arnaldina

Mulheres e homens (consagrados e não consagrados) de diferentes nacionalidades e idades, corresponsáveis pela missão com as SSpS:

- comprometidos com a espiritualidade trinitária e com o carisma missionário;

- escolhem compartilhar os dons e talentos nas diversas áreas e pastorais da missão.

Sentem-se parte da Família Arnaldina como fonte de alegria, fortaleza e esperança. Caminham com as congregações fundadas por Santo Arnaldo Janssen, vivendo a espiritualidade e o carisma na vida cotidiana, ante a urgência dos tempos, e colaboram com o discernimento e trabalho da Congregação das Missionárias Servas do Espírito Santo (SSpS); realizando a missão interna (igreja doméstica – família) e a missão externa (ad gentes), ampliando círculos de comunhão.

Companheiros da missão

Representantes leigos de 12 países reunidos no seminário

Para os leigos missionários, é importante fazer parte da missão e visão da Congregação das SSpS, pois, ao ampliar os círculos, podem oferecer seus talentos em diferentes áreas da missão de Cristo, em coerência com a vida da Congregação, encontrando realização pessoal e alegria em compartilhar a missão de amar e glorificar o Deus Uno e Trino no coração de todas as pessoas, em uma dimensão espiritual e também concreta.

São “companheiros da missão” e se oferecem totalmente, com suas luzes e sombras, para a evangelização, com humildade, honestidade, alegria e disposição para aprender e compartilhar a vida cristã.

Desejam poder motivar, comunicar e animar, com entusiasmo, as comunidades, em compromisso com a liderança, com os valores do Evangelho; reconhecendo a ação de Deus em todos os estilos de vida.

Visão

Ampliar o círculo de comunhão, inspirados e fortalecidos pelo Espírito Santo que renova, dinamiza e alegra a missão com as SSpS e respondem a novos desafios de nosso mundo, promovendo a vida, a dignidade e cuidando da casa comum.

Mensagem às SSpS

Mesa de aprofundamento com representantes do Paraguai, Argentina, Angola e Brasil

Agradecidos e inspirados pelos frutos de viver no espírito de comunhão, os companheiros da missão desejam continuar juntos o caminho missionário com maior participação e colaboração junto às SSpS, fomentando o espírito de respeito e confiança mútuos, corresponsabilidade, formação contínua, compromisso mais profundo, renovado entusiasmo e fervor.

Desejam criar equipes de liderança regionais, provinciais e intercontinentais para trabalhar em colaboração entre os companheiros da missão e as SSpS.

Agradecemos muito a oportunidade de, reunidos em Roma, expressar à equipe de liderança congregacional e aquelas que tornaram o seminário possível, bem como a confiança para analisar abertamente novas formas de trabalho conjunto e participar do 15º Capítulo-Geral.

Os companheiros da missão renovam o apoio contínuo e o compromisso para alargar cada vez mais os círculos de comunhão.

 

Maria Cristina Queiroz Maia
Missionária leiga SSpS e participante do seminário, Roma, 2020.

 

 

 

 

 

 

Convento Santíssima Trindade

REDES

PASTORAL VOCACIONAL

EVANGELHO

CONHEÇA O VIVAT

Vida Missionária

ESPAÇO ABERTO

ACESSE SEU WEBMAIL

Newsletter

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5547-7222