Colégio Sagrado Coração de Jesus inicia comemorações do centenário

Cem anos do Sagrado de BH

Logo na entrada dava para perceber o clima de festa. Eram flores chegando, gente se movimentando, funcionários preparando os ambientes, a capela merecendo cuidados especiais. E, sobretudo, um entusiasmo. Tudo nos trinques para o dia seguinte, 29 de maio, quando se daria a abertura das comemorações do Centenário do Colégio. 

Começamos com a Celebração Eucarística, pela manhã. Já no caminho para a capela, fomos surpreendidas ao passarmos pelo corredor do tempo, cujas paredes retratavam algumas atividades do Colégio ao longo desses anos: irmãs (único, o abraço da Ir Obedientíssima com Ir. Hedwig!), professoras e professores, ex-alunos e, sobretudo, muitas ex-alunas. Quem lá estudou ou trabalhou poderia encontrar seu tempo.
A Missa foi presidida por Dom Serafim, arcebispo emérito de Belo Horizonte, e concelebrada pelos padres SVD, Djalma, provincial e Denzil, capelão do Colégio. Um coral afinado acompanhou os momentos principais da celebração, o que não impediu o povo acompanhasse os cantos. E havia muito povo!
D. Serafim fez uma homília curta e carinhosa, lembrando do bem que o colégio nesses longos anos vem prestando às famílias belorizontinas, incluindo a sua, já que uma de suas irmãs lá estudou. Antes do encerramento, as Irmãs SSpS lá presentes -  éramos 14 – foram convidadas à frente e então foram homenageadas. Nesse momento, Irmã Ana Elídia dirigiu a palavra à assembléia em nome da Congregação, especialmente da Província Stella Matutina, que se resumiu em agradecimento, incentivo e desafio. Reconheceu a imprescindível colaboração de leigos e leigas para que o Sagrado pudesse chegar um século de existência. “Incentivando, disse:” Para nós, Missionárias Servas do Espírito Santo, vocês são nossos parceiros na missão de educar e de evangelizar. Por isso, queremos partilhar com vocês o chamado missionário que recebemos do próprio Deus e que na força do Espírito Santo procuramos levar adiante através da nossa presença e do nosso serviço”. E acrescentou: “Se chegar aos cem anos é um fato admirável, avançar com firmeza no segundo século só é possível se houver uma grande ousadia.
Ousadia sim! Pois é necessário reinventar o caminho. Aprender dos erros e sucessos do passado, mas ser capaz de construir algo inteiramente novo, e, ao mesmo tempo, manter-se fiel à essência daquilo que somos enquanto instituição de ensino e espaço privilegiado da missão”.
Houve uma homenagem especial à Irmã Aglaé, ex-aluna, ex-professora e diretora, lá presente, no dia em que coincidentemente, completava seus 93 anos de idade. Em seu agradecimento Irmã Aglaé foi sucinta: “Quando se ama tudo é louvor”,disse, confirmando um de seus autores prediletos.
Após um animado coquetel no pátio interno, continuamos a celebração no salão. Lá houve o lançamento do selo comemorativo pelos Correios, que contou com a participação do ex-ministro das Comunicações, Senador Helio Costa, pai de aluno; houve falas e apresentações culturais.  Irmã Maria de Fátima, atual Diretora do Colégio, fez uso da palavra agradecendo e resumindo nosso objetivo primeiro na missão: "Celebrar 100 anos de nossa missão educacional no Colégio Sagrado Coração de Jesus é pensar o bem maior para nós, SSpS. E este é o SER HUMANO em seu contexto social e planetário”.
Antes do encerramento houve a convocação de ex-alunas e ex-alunos presentes para uma homenagem e o registro nas fotos.
Assim foi  encerrada a solenidade que marcou o início das comemorações do centenário do colégio, que só terminarão em 11 de junho de 2011, com a Festa do Centenário propriamente dita.

Clique aqui e confira o site Sagrado 100 anos.

Convento Santíssima Trindade

REDES

EVANGELHO

CONHEÇA O VIVAT

ACESSE SEU WEBMAIL

Newsletter

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5547-7222