Perdão e Reconciliação

As Missionárias Servas do Espírito Santo em parceria com a CRB, Missionárias de Cristo e Irmãs do Cenáculo realizaram o primeiro curso-retiro da ESPERE (Escola de Perdão e Reconciliação), no início de maio. Foram 23 os participantes, sendo 16 religiosas/os e 7 leigas/os de diversos estados do Brasil.

A novidade deste curso-retiro, além dos conteúdos e dinâmicas de perdão e reconciliação, foi dar tempo à prática da meditação cristã. Isto favoreceu a peregrinação interior e a integração pessoal. Os depoimentos dos participantes confirmam a validade e a necessidade dessa experiência de restauração. Percebemos que esta experiência pode contribuir significativamente para a renovação da VRC e para vivência de sua missão no mundo.

Fonte: Grupo de Vivência da ESPERE – CRB - SP

 

Escola de Perdão e Reconciliação para Padres

Ir. Nelly Boonen, das Missionárias Servas do Espírito Santo, partilha um pouco de seu trabalho com a Escola de Perdão e Reconciliação.

 

"Já tínhamos dado a formação para diversas Congregações Religiosas e grupos ligados à Conferência dosReligiosos do Brasil, quando Dom Luiz A. Guedes nos convidou para realizar a formação teológica pastoral para os padres de nossa Diocese de Campo Limpo. Fiquei insegura e, ao mesmo tempo, sabia que não dava para negar este convite.

Em fins de fevereiro, à sombra da Basílica de Nossa Senhora Aparecida (SP) respondemos ao convite. Em clima fraterno, alternando concentração e descontração, conteúdos teóricos e exercícios práticos, 80 padres e diáconos fizeram seu processo pessoal e grupal conforme a Escola de Perdão e Reconciliação propõe.

As avaliações testemunham a importância do curso de quatro dias. Houve muita estima por alguns temas como a elaboração da raiva, aceitação da própria violência e consciência de sua reprodução em nível pessoal e social. Os conteúdos enriqueceram a vida pessoal dos participantes assim como o atendimento pastoral e social nas paróquias como mostram alguns depoimentos:

“O curso me ofereceu ferramentas extremamente úteis e eficazes para trabalhar minha agressão, bem como ajudar outras pessoas a encontrarem o caminho do perdão e da reconciliação”.

“Entendo que diante do momento histórico complexo e delicado que vivemos, torna-se urgente e necessário o exercício do perdão e da reconciliação como meio para a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária.”

“Abre-nos uma janela de muitas possibilidades pastorais de ajudar as pessoas na superação e restauração de diversos conflitos.”

“Preciso urgentemente levar esta experiência para as creches, centros de crianças e adolescentes, famílias, comunidade como um todo, pois reconheço que muitas vezes nos preocupamos com o trabalho espiritual no sentido estrito e nos esquecemos de cuidar do humano. ”

Para a equipe que coordenou, missionárias de Maryknoll, do Verbo Divino e Servas do Espírito Santo foi uma oportunidade da aprender e partilhar aprendizados. Foi muito bom."

Ir Nelly Boonen

Convento Santíssima Trindade

REDES

EVANGELHO

CONHEÇA O VIVAT

ACESSE SEU WEBMAIL

Newsletter

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5547-7222