Quem Sabe

Expressões de susto são cada vez mais freqüentes: o tempo corre, voa. Tempos há que precisam ser eternizados.
Pela manhã, a magia da aurora empurra a gastar o tempo. Em seu vôo despretencioso um pardal brinca de galho em galho. Por que? Para que?
Porque sim, dizem as crianças. Para que vendo, se possa gastar o tempo se encantando. Recém saído do ninho, vôos curtos, pousa no chão, põe-se a espiar. Torce o pescoço graciosamente, olhos carregados de infância, busca sementes para colher. Na falta delas, se alimenta dos minúsculos botões de pequenas flores silvestres.
Quem não se decide a perder tempo não corre o risco de se surpreender com tão encantadora cena. Desprestigiado pássaro, brinda-nos com elegantes vôos, junta-se a outros para uma infantil sinfonia de piados varrendo os fantasmas da vida urbana.
Uma leve aragem ergue sua macia penugem exibindo tons ainda mais suaves. Ora para um lado, ora para outro, continua inclinando graciosamente a pequenina cabeça. De repente, frusta-nos alçando vôo para o invisível. Tem-se o desejo de eternizar o encantamento numa fita de video.
Não importa se alguém o contemple, cada manhã está de volta, cada tarde de bico aberto pedindo água, à tardinha com seus últimos vôos buscando descanso. E cada vez é um momento único pleno de gratuidade, insubstituível, mas efêmero. Amanhã poderá não retornar.
Nessa manhã, pedi-lhe que visitasse a Casa Branca e encantasse seu morador tão carente de graça, de amizade, de encantamento. Acho que ele nunca viu um pardal. Se ele visse, quem sabe ...

Iolanda Toshie Ide
Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Lins;
Representante da Pastoral da Mulher Marginalizada no setor de Pastorais Sociais da CNBB;
Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Ação " Educação e questões de Gênero", da UNESP de Marília / SP

Convento Santíssima Trindade

REDES

EVANGELHO

CONHEÇA O VIVAT

ACESSE SEU WEBMAIL

Newsletter

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5547-7222