Colégio Sagrado Coração de Jesus - Projeto Metamorfose

Projeto Metamorfose

Na adolescência começa a busca pelas respostas às perguntas: Quem sou eu?; O que está acontecendo com meu corpo e com meus sentimentos?

É um tempo em que o que foi apreendido na infância é submetido a uma reorganização por meio da experimentação e da vivência de muitos conflitos.

O adolescente não tem um estatuto bem definido, uma vez que já não é criança que aprecia a proteção, mas ainda não é adulto que gera a sua autonomia. A transição da infância para a adolescência não é fácil, pois ocorrem mudanças em diversos níveis, que são universais, mas que dependem do contexto em que são desenvolvidas e exigem esforço do indivíduo para se adaptar a elas.

Em nível biológico, sucedem-se transformações corporais; no âmbito cognitivo, o adolescente ganha capacidade de elaborar raciocínios progressivamente mais complexos; psicologicamente, ocorrem a estruturação da identidade e o desenvolvimento da autonomia e, finalmente, no nível social, há a execução de novos papéis.

Considerando essa realidade, o Colégio Sagrado Coração de Jesus desenvolve, com os alunos do 5º e 6º anos, o PROJETO METAMORFOSE em parceria com os estudos desenvolvidos na disciplina de Ciências, cujos objetivos são os seguintes:

·promover um espaço de reflexões e questionamentos a respeito de tabus, postura, crenças e valores a respeito de relacionamentos e comportamentos do adolescente;

·promover uma visão positiva da sexualidade, desenvolvendo uma comunicação clara nas relações interpessoais, compreendendo o seu comportamento e o do outro e tomando decisões responsáveis a respeito de sua vida;

·favorecer a criação de um ambiente no qual as relações e as informações possibilitem o desenvolvimento integral do adolescente.

Sabemos da importância da família nesse processo e por isso algumas atividades foram planejadas para que os alunos possam desenvolvê-las em casa, contando com o apoio dos pais.

Ao final do projeto cada aluno terá um álbum com os registros dessas atividades. 

Colégio Sagrado Coração de Jesus - 2022 - Todos os direitos reservados
Rua Professor Moraes, 363 - Funcionários - Belo Horizonte - Minas Gerais | Tel. (31) 2517-9550