Monografia - construir o conhecimento

Em um mundo diverso e plural no qual vivemos, a importância da ciência e da tecnologia torna-se evidente. Somente com o desenvolvimento de ambas é que conseguimos atingir altos patamares do conhecimento e transformar a realidade.

A pesquisa é o caminho para a construção do conhecimento e a base para o progresso humano. Não se pode negar a ação transformadora do saber, no entanto, essa ação transformadora deve caminhar paralelamente com o desenvolvimento social.  A educação formal, antes de apenas reproduzir saberes ou propor a acumulação do conhecimento sem nenhuma relação com a vida, deve fomentar a discussão sobre temas ligados à ciência e tecnologia, e instaurar uma cultura científica.

Preocupado, não só em oferecer aos seus estudantes um preparo que ultrapasse o horizonte do vestibular, mas que promova o desenvolvimento de uma cultura científica e os empodere para uma participação produtiva e emancipatória, é que o Colégio Espírito Santo desenvolve há 13 anos o projeto “Pesquisa e Conhecimento”, que vem sendo, a cada ano, aprimorado.

Versando sobre os mais variados temas, os trabalhos apresentados pelos estudantes, no mês de junho, nos surpreenderam. Muitas vezes, o processo é árduo e exige muita dedicação, mas os resultados são muito gratificantes. É nítido perceber, durante e após a realização de uma monografia, não só o crescimento intelectual, mas também o crescimento humano de cada um.

Parabéns a todos que participaram desse Projeto!

 

Monografia - construir o conhecimento

Colégio Espírito Santo - 2024 - Todos os direitos reservados.
Rua Tuiuti, 1442 - Tatuapé - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3389-1000