Histórico

                                         

A história do Colégio Stella Matutina tem início em 08 de setembro de 1902, quando as primeiras missionárias da Congregação, Ir. Walburgis, Ir. Lourença. Ir. Regina, Ir. Bonifácia, Ir. Córdula e Ir. Crescência, estabeleceram-se em Juiz de Fora, dando origem à Província Stella Matutina.

O Colégio funcionou inicialmente na Avenida Barão do Rio Branco, em regime de internato e externato feminino. Além das aulas constantes da grade curricular, as alunas aprendiam trabalhos manuais, piano e pintura.

Na história da educação de Juiz de Fora, o Colégio Stella Matutina foi um marco da educação feminina, valorizando-a e abrindo espaço para a mulher no contexto social da época. Somente durante a década de 70 o Colégio passou a ser misto.

Em 1917, a instituição foi transferida para o novo prédio, também situado à Av. Barão do Rio Branco, onde hoje está localizado o Edifício Stella Central, tendo funcionado neste local até a década de 1970.

Ainda na década de 1970, as novas instalações do colégio foram inauguradas na Avenida Independência, atual Avenida Presidente Itamar Franco, permanecendo desde então neste local. Construída com uma arquitetura moderna para a época, tornou-se um colégio funcional, ocupando uma ampla área de 11.800 m², completamente plana, que ainda é um diferencial único.

A identidade institucional é baseada na visão humanista e prioriza o desenvolvimento integral dos seus alunos.

Inserido no contexto político, social e econômico, o Colégio Stella Matutina tem como missão educar à luz dos valores cristãos e dos princípios da Educação para o Século XXI, estabelecidos pela UNESCO auxiliando seus alunos na construção do conhecimento, no desenvolvimento de habilidades e competências, formando cidadãos comprometidos com a transformação social, aliando à modernidade e a tradição que foram construídas ao longo do século.

 

Stella Matutina - 2022 - Todos os direitos reservados
Av. Presidente Itamar Franco, 905 - Centro - Juiz de Fora - Minas Gerais | Tel. (32) 3025-8700