Diversidade Brasileira: Conhecer para respeitar

O tema transversal da Rede de Educação Missionária SSps, Diversidade brasileira: conhecer para respeitar, nasce inspirado no objetivo da Campanha da Fraternidade 2017 que tem como tema os biomas brasileiros.

Esse tema, que permeará todo o trabalho pedagógico missionário em 2017, vem nos ajudar a pensar em primeiro lugar sobre a importância do cuidado com a vida. Pensar a vida e os cuidados para com ela constitui o grande chamado missionário a cada um e a cada uma. Cultivar  e guardar a criação se dá nas atitudes práticas do nosso cotidiano. 

A vida vivida é a maior especialista em nos ensinar o quanto o contato com a natureza nos reanima e nos revigora. O verde das matas e das arvores, o cheiro da chuva, a brisa no rosto, o sol que aquece e o perfume das flores são a maior evidencia.

Moramos em uma cidade muito grande e com muitos prédios, muitos carros, muitos computadores e com muita gente circulando o tempo todo para lá e para cá conectadas no wifi. O corre-corre e a agitação por uma vida de maior praticidade, muitas vezes, acaba nos distanciando desse contato mais próximo e intimo com a natureza. Como a natureza tem um tempo diferente do nosso por acontecer de forma serena, deixamos de observar a vida nos pequenos detalhes. O desabrochar das flores, a lua que clareia o céu, o trabalho discreto das abelhas e das formigas...

Percebemos que a vida tem se tornado muito artificial. Basta observar um pouquinho à nossa volta. A grama já não é mais grama, as flores dos vasos já não precisam mais de água, a terra é toda cimentada. Tudo isso para poupar o senhor das nossas vidas: oTempo, deixando de lado o mais importante: o cuidado, apesar de trabalhoso.  

Da mesma forma que o jardineiro zela pela sua plantação, que a família e a escola nos ajudam a ser melhores e as crianças dedicam seu tempo ao seu animalzinho de estimação, a preocupação com o cultivo do afeto deve ser nossa busca diária. Assim, como a mãe natureza tem uma preocupação especial em cuidar de cada um com seus benefícios, cuidemos uns dos outros como somos cuidados por Deus. 

Coordenação Missionária da Rede SSpS 

 

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5687-7229