Biblioteca tem Ir. Eloína como Patrona

A biblioteca do Colégio Espírito Santo, em São Paulo-SP, escolheu como patrona sua ex-diretora Ir. Eloína. A escolha foi feita pelos alunos, professores, funcionários e pais de alunos que lembram com carinho da missionária e educadora que dedicou 40 anos de sua vida ao colégio. 

Para celebrar, no dia 15 de agosto de 2015, o colégio promoveu um sarau no pátio do colégio, na entrada da biblioteca, e atividades no espaço interno da biblioteca. Além de decerrar as placas com o nome "Biblioteca Regina Célia Andrade Paula (Ir. Eloína)", houve diversas apresentações culturais entre as quais um musical dos anos 20 apresentado por um grupo de alunos e uma dança de balé.

Também foi feita uma palestra para incentivar a leitura e uma apresentação em vídeo onde alunos e professores contaram suas experiências com a irmã Eloína recordando o tempo em que ela esteve a frente do colégio. A data também foi marcada pelo reecontro de ex- alunos, ex- funcionários e  das irmãs missionárias Servas do Espírito Santo, além da comunidade educativa do colégio. 

Uma grande educadora

Regina Célia Andrade Paula nasceu no dia 1º de maio de 1931 em Macuco - RJ e se formou professora no Colégio Stella Matutina, em Juiz de Fora - MG, sendo contratada para lecionar. Em 1956 entrou para a Congregação Missionária das Servas do Espírito Santo e fez seus primeiros votos no Convento Santíssima Trindade no dia 08 de dezembro de 1959, recebendo o nome de Ir. Eloína. Em 1965, a 08 de dezembro, ela fez sua consagração definitiva ao Senhor como missionária Serva do Espírito Santo.

Ir. Eloina sempre foi apaixonada pela Educação. Era pós-graduada em Pedagogia e especializada no método Montessori. Trabalhou em vários colégios, mas a maior parte de sua vida se dedicou como diretora do Colégio Espírito Santo no bairro do Tatuapé, em São Paulo. Sua personalidade deixou marcas profundas em muitos alunos, professores e pais.

Além de sua atuação no colégio, Ir. Eloína foi uma presença significativa na Região Episcopal Belém, na Arquidiocese de São Paulo. Na época em que Dom Luciano Mendes de Almeida era bispo auxiliar, ele sabia que sempre podia contar com o apoio e a ajuda de Ir. Eloína para encaminhar situações difíceis ou auxílio aos pobres. Com os outros bispos ela manteve a mesma disposição e contribuiu concretamente em várias obras sociais da Região. Também entre as religiosas era muito conhecida e querida.

No Colégio Espírito Santo Ir. Eloína formou diversas gerações de alunos e se relacionava com cada família criando vínculos de amizade. Imprimiu sua marca na maneira de organizar a escola e na preparação da equipe de profissionais que trabalhavam com ela. Tanto que, quando precisou se retirar da atividade profissional pela idade avançada e saúde debilitada, as colaboradoras que ela mesmo preparou puderam assumir a direção do colégio e dar continuidade à missão educativa com o mesmo espírito da congregação.  

Foi a própria Ir. Eloína quem deu início à biblioteca do colégio que, no começo era apenas uma salinha de estudo, mas aos poucos foi crescendo e hoje está informatizada e atende às demandas de todas as turmas do infantil ao ensino médio.

Ir. Eloína faleceu no dia 13 de junho de 2012 aos 81 anos e deixou o testemunho de uma grande missionária que tinha um amor imenso pela educação e queria “que todos partilhassem de sua missão, desenvolvendo o compromisso com o trabalho, com a escola e passassem a olhar cada aluno como ser humano cheio de riquezas a serem exploradas”.

 

Fotos da Patrona da Biblioteca

Convento Santíssima Trindade

REDES

EVANGELHO

CONHEÇA O VIVAT

ACESSE SEU WEBMAIL

Newsletter

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5547-7222