A avaliação deve ser entendida como articuladora dos processos de ensinar e aprender. Ela é pensada de tal modo que o aluno possa participar com responsabilidade do processo de aprendizagem, ao tomar conhecimento do que ele já sabe, do que precisa aprender e do que ainda constitui sua dificuldade.
O processo de avaliação de desempenho escolar do aluno é feito pela observação constante de sua aprendizagem e pela aplicação de avaliações diagnósticas, provas, trabalhos, pesquisas, exercícios e atividades diversificadas.
Na Rede de Educação das Missionárias Servas do Espírito Santo, o ano letivo está estruturado em três etapas e o sistema de avaliação tem sua distribuição de pontos atendendo às diretrizes específicas do Ensino Fundamental e Médio.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO
(1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª a 3ª série do Ensino Médio)
Em cada disciplina, será atribuído ao aluno o total de 100 (cem) pontos no ano, dos quais deverá obter no mínimo 60% (sessenta por cento) para aprovação e consequente mudança de ano/série. O aproveitamento será aferido em 3 (três) etapas:
1ª etapa: 30 pontos (com média de 18 pontos)
2ª etapa: 35 pontos (com média de 21 pontos)
3ª etapa: 35 pontos (com média de 21 pontos)
Pontuação dos diversos instrumentos de avaliação
Ensino Fundamental - 1º ao 5º ano
Instrumentos
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1ª etapa
30 pontos
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2ª etapa
35 pontos
|
3ª etapa
35 pontos
|
Avaliações intermediárias
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10 pontos
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12 pontos
|
12 pontos
|
Avaliações trimestrais
|
12 pontos
|
14 pontos
|
14 pontos
|
Avaliações diversificadas
|
08 pontos
|
09 pontos
|
05 pontos
|
Projeto Mostra cultural
|
--------
|
-------
|
4,0
|
Ensino Fundamental - 6º, 7º e 8º anos
Instrumentos
|
1ª etapa
30 pontos
|
2ª etapa
35 pontos
|
3ª etapa
35 pontos
|
Avaliações intermediárias
|
08 pontos
|
10 pontos
|
10 pontos
|
Simulado
|
06 pontos
|
06 pontos
|
06 pontos
|
Avaliações trimestrais
|
10 pontos
|
13 pontos
|
13 pontos
|
Avaliações diversificadas
|
04 pontos
|
04 pontos
|
04 pontos
|
Projeto Mostra cultural
|
02 pontos
|
02 pontos
|
02 pontos
|
Ensino Fundamental - 9º ano
Instrumentos
|
1ª etapa
30 pontos
|
2ª etapa
35 pontos
|
3ª etapa
35 pontos
|
Diagnóstica
|
2,0
|
-
|
-
|
Módulo I
|
8,0
|
10
|
10
|
Módulo II
|
8,0
|
12
|
12
|
Simulado
|
6,0
|
6,0
|
6,0
|
Diversificada/AppProva
|
3,0
|
4,0
|
4,0
|
Projeto Mostra cultural
|
2,0
|
2,0
|
2,0
|
Atitudinal
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
Ensino Médio (1ª à 3ª série)
Instrumentos
|
1ª etapa: 30 pontos
|
2ª etapa: 35 pontos
|
3ª etapa: 35 pontos
|
Diagnóstica
|
2,0
|
-
|
-
|
Módulo I
|
8,0
|
10
|
10
|
Módulo II
|
8,0
|
12
|
12
|
Simulado
|
8,0
|
8,0
|
8,0
|
Diversificada/ AppProva
|
3,0
|
4,0
|
4,0
|
Atitudinal
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
PROVAS - MÓDULOS
(Orientações para o 9º ano e EM)
Os alunos dessas séries devem seguir as seguintes orientações na resolução das provas:
-
Verificar se a sua prova está com o numero de questões definido, no cabeçalho;
-
Ler cuidadosamente cada questão proposta e Redigir a resposta no espaço destinado a ela; Informações que ultrapassem os espaços não serão corrigidas.
-
Apresentar nas provas de matemática, o raciocino e os cálculos em todas as questões discursivas ou de múltipla escolha, caso contrario, não serão validadas;
-
As questões respondidas serão avaliadas em pertinência ao que foi solicitado, à correção das ideias, a concisão e à clareza;
-
Questões discursivas, redigidas a lápis, não serão revisadas;
-
Nas questões de múltipla escolha, MARQUE primeiro a lápis, e só após ter certeza, PASSE caneta. Rasuras não serão aceitas;
-
O uso de equipamento eletrônico e outro tipo de cola implicarão na anulação da prova;
-
Para uma possível revisão, é necessário que todas as instruções acima sejam seguidas.
-
Na 3ª Etapa a prova trimestral e a prova do módulo II ficarão arquivadas, na escola, caso o aluno necessite posteriormente de uma revisão.
AVALIAÇÃO DE 2ª CHAMADA
A avaliação de 2ª chamada, se requerida por motivo justo, devidamente comprovado, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, considerando os critérios definidos pelo Regimento Escolar, poderá ser concedida para realização das avaliações previstas em calendário escolar.
Após esse prazo concedido, o aluno perde o direito à avaliação de 2ª Chamada, não cabendo mais reclamação e contestação sobre o assunto.
Cabe à Coordenação pedagógica agendar a data e o horário das avaliações.
As avaliações de 2ª chamada serão realizadas em horário agendado.
DA RECUPERAÇÃO PARALELA E FINAL
Parágrafo Único - O aluno fará uma avaliação no valor de 30 (trinta) pontos correspondente à Recuperação da 1ª etapa. Os pontos adquiridos nessa avaliação serão somados ao resultado obtido na 1ª etapa e divididos por 2 (dois), prevalecendo a maior pontuação, podendo atingir, no máximo, 60% (sessenta por cento) da pontuação da etapa, ou seja, 18 (dezoito) pontos.
Artigo 160- Ao final da 2ª etapa, o aluno que não atingir no mínimo 39 pontos terá direito à Recuperação Paralela em até 03 (três) disciplinas no Ensino Fundamental I e em até 04 (quatro) disciplinas no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ) e Ensino Médio.
§ 1º - O aluno fará uma avaliação no valor de 65 (sessenta e cinco) pontos, correspondente à Recuperação da 1ª e 2ª etapas, considerando que o conteúdo estudado sempre será cumulativo.
§ 2º - Os pontos adquiridos nessa avaliação serão somados aos total dos pontos obtidos nas 2 (duas) etapas e divididos por 2 (dois), prevalecendo a maior pontuação, podendo atingir, no máximo, 60% (sessenta por cento), da soma da pontuação total da 1ª e 2ª etapas, ou seja, 39 (trinta e nove) pontos.
Artigo 161- Ao final da 3ª etapa, o aluno que não atingir o mínimo de 60 (sessenta) pontos terá direito à Recuperação Final em até 3 (três) disciplinas no Ensino Fundamental I e em até 4 (quatro) disciplinas no Ensino Fundamental II (6º ao 9º) e Ensino Médio.
§ 1º - A Recuperação Final terá valor de 100 (cem) pontos, sendo uma prova no valor de 90 (noventa) pontos e uma atividade no valor de 10 (dez) pontos, , considerando o conteúdo cumulativo.
§ 2º - Os pontos obtidos na Recuperação serão somados aos pontos obtidos nas 3 (três) etapas e divididos por 2 (dois). O aluno deverá atingir, no mínimo, 60 (sessenta pontos), ou seja, 60% (sessenta por cento) da pontuação anual para ser aprovado.