Sugestões

 

 

TÍTULO: O tesouro de Olinda

AUTOR: BARBOSA, Rogério Andrade; Ilustrações Rosinha Campos

EDITORA: Melhoramentos

ANO: 2005.

 

RESUMO: "O carioca Thiago passa no vestibular e ganha de seus pais uma viagem a Pernambuco. No ônibus, ele conhece um senhor holandês, que é assassinado misteriosamente e tem a pasta roubada. As suspeitas são as duas punks bem esquisitas. Ao chegar a Olinda, Thiago descobre que o estrangeiro havia guardado em sua mochila um mapa do tesouro, com indicações para encontrar uma fortuna escondida desde a época das invasões holandesas. Ele conhece, então, a jovem alemão Briggite, que, em clima de paquera, e de muita folia, vai ajudá-lo a procurar o baú, que acreditam estar recheado de ouro. Misturando realidade e ficção, o autor cria uma animada trama, encenada em meio às riquezas culturais do carnaval nordestino".

 

 

Disponível na Biblioteca do CICM

 

 

 

 

TÍTULO: O diário perdido de Pernambuco

AUTOR: MATTA, Luis Eduardo; Ilustrações Mauro Souza

EDITORA: Ática

ANO: 2014

COLEÇÃO: Olho no lance. Os Caça-mistérios

 

RESUMO: É Carnaval. Júlia, André, Rachid e Dona Olga resolvem aproveitar o calor e curtir as festas de Olinda, em Pernambuco, na casa da amiga Almerinda. Mas, para essa turma que atrai aventuras, tudo estava calmo demais — mesmo em meio ao agitado som do frevo nas ruas da cidade. Mais uma vez eles se veem imersos numa história improvável: Almerinda é subitamente ameaçada por alguém numa sinistra fantasia de bruxa. O medo toma conta da turma, pois nessa temporada, o criminoso pode estar disfarçado em qualquer lugar. Eles decidem então proteger a anfitriã e começam a investigar a relação desse incidente com o sumiço de um frei e de um misterioso diário. Numa corrida contra o tempo pelas ruas de Olinda e Recife, os quatro vão descobrir que o crime é parte de um plano maior, que eles jamais poderiam imaginar. Por meio de enigmas, o jovem leitor é convidado a tomar seu lugar nessa investigação e ajudar a resolver o mistério que envolve toda a trama.

 

Disponível na Biblioteca do CICM

 

 

 


 

TÍTULO: Eu acho é pouco!

AUTOR: ARRUDA, Izabelle; Ilustrado por Joana Lira

EDITORA: Escala Educacional

ANO: 2009

COLEÇÃO: Vamos Cirandar Pela Cultura Brasileira

 

 

RESUMO: Céci adora o Carnaval de sua cidade Olinda. Todos os anos, ela se fantasia e cai no frevo. Só que a chegada da prima July ameaça estragar sua festa: a menina insiste em ir para a praia e nem quer ouvir falar da folia. No começo, contrariada com a situação, July ignora a festa, mas aos poucos se contagia pela magia do frevo e acaba se revelando uma verdadeira passista.

 Disponível na Biblioteca do CICM

 

 

 

 

TÍTULO: Tequinho, o menino do samba

AUTOR: RODRIGUES, Neusa; OLIVEIRA, Alex; Ilustrado por Mello Menezes

EDITORA: Rovelle

ANO: 2012

 

RESUMO: Tequinho é um menino de comunidade que tem orgulho de fazer parte de uma família de sambistas. A história de sua família está ligada a fundação de uma escola de samba do Rio de Janeiro. Desde pequeno ele convive com baianas, passistas, mestres-salas, porta-bandeiras, a velha guarda e ritmistas que visitam a casa de sua bisavó para comer deliciosa feijoada da escola. Em narrativa curta este livro conta como foi a fundação da “Escola de Samba da Comunidade” para os pequenos leitores.

Disponível na Biblioteca do CICM

 

 

 

 

 

TÍTULO: Desvendando o grupo de Maracatu

AUTOR: COELHO, Márcio; FAVARETTO, Ana

EDITORA: Formato

ANO: 2013

 

RESUMO: Neste livro, você conhecerá um dos conjuntos musicais mais importantes da cultura popular brasileira: o grupo de maracatu. De modo simples, os autores apresentam como o grupo instrumental de maracatu é constituído, quais são seus principais instrumentos e como eles atuam em conjunto. Além disso, você vai descobrir algumas afinidades desse grupo com a bateria da escola de samba e com outras manifestações musicais.

 

Disponível na Biblioteca do CICM

 

 

 

 

 

TÍTULO: Tequinho e o ensaio da bateria

AUTOR: RODRIGUES, Neusa; OLIVEIRA, Alex; Ilustrado por Mello Menezes

EDITORA: Rovelle

ANO: 2012

 

RESUMO: Da escola da vida para escola de samba transita Tequinho. Sua vida desde sempre ligada ao ambiente do samba onde respira não só a atmosfera da quadra no ir e vir de sambistas e sabe como ninguém a distinção entre um Surdo de primeira de um Surdo de segunda ou de terceira ou de ouvido o que é um som de um Repique ou de um Tarol ou mesmo de um “molho” floreado de uma Caixa de Guerra. E assim, no dia a dia esse simpático personagem entre a escola, cadernos, livros e instrumentos musicais, vai informando ao leitor os seus conhecimentos na utilização de cada instrumento e no passo e compasso a cadência do samba e da vida.

Disponível na Biblioteca do CICM

Colégio Imaculado Coração de Maria - 2013 - Todos os direitos reservados
Rua Aristides Caire 141 - Méier - Rio de Janeiro - RJ | Tel. (21) 2281-5088