Mês do Folclore na Biblioteca Regina Celia Andrade Paula

“O Folclore é a cultura popular, tornada normativa pela tradição”

Câmara Cascudo.

 

Durante mês de agosto, a Biblioteca do CES preparou-se para comemorar o Dia Nacional do Folclore Brasileiro (22/08). Com o objetivo de ressaltar a importância dessa data e contribuir para a valorização da cultura popular, a Biblioteca promoveu uma série de atividades lúdicas, criativas e divertidas.

Recebemos o contador de histórias Samuca que interagiu com as turmas dos 4º anos, apresentando um pout pourri de histórias incluindo, em cada uma, os personagens do nosso folclore. Contamos, também, com a presença do artista Gesiel Oliveira, que nos apresentou a riqueza do folclore com atividades sobre o livro “Viajando pelo folclore, de norte a sul” e músicas de sua autoria. Gesiel fez uma interação musical, seguida por brincadeiras com trava-línguas, lendas, parlendas, adivinhas, comidas típicas e crendices descritas no livro. Os alunos dos quintos anos ficaram encantados com a dinâmica e participaram com muita alegria.

Professoras da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I trabalharam com a leitura de livros, apresentando aos alunos os personagens folclóricos, as lendas, adivinhas e os provérbios.

Além dessas atividades, a Biblioteca promoveu o concurso: “Adivinha o que é, o que é?”, para funcionários e alunos do Fundamental II ao Ensino Médio, a fim de promover a socialização e o hábito da pesquisa e  leitura. Os participantes do projeto tiveram que encontrar nos livros da Biblioteca as respostas de 5 adivinhas. Ao final do concurso, foram sorteados livros e outros mimos para dois alunos e dois funcionários que participaram do concurso.

Agradecemos imensamente às editoras parceiras que contribuíram com os brindes e com as cortesias dos contadores de histórias.

Editora Cortez

Editora FTD

Grupo Somos Educação (Ed. Ática, Scipione e Saraiva)

Editora Paulus

Editora Rocco

Livraria Loyola

 

“...Folclore são raízes e, sem raízes, nenhuma nação se mantém.” (Arlete Piaui e Maria Júlia Paccini).

5º ano - Livro Viajando pelo folclore de norte a sul

5ºs anos brincando de adivinhas

Samuca - Pout pourri de histórias divertidas

Projeto adivinha o que é, o que é

Colégio Espírito Santo - 2024 - Todos os direitos reservados.
Rua Tuiuti, 1442 - Tatuapé - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3389-1000