Alimentação saudável

Alimentar-se de forma saudável deve ser algo prazeroso e, para isso, é importante criar hábitos, pois comer corretamente não significa privar-se de algo, mas sim treinar o paladar para gostar de alimentos benéficos. Assim, o apetite trabalha a favor e não contra você. Pequenas atitudes fazem toda a diferença e um bom exemplo é diminuir o açúcar ou o sal de forma gradativa.

Os alimentos fornecem nutrientes fundamentais para o funcionamento adequado dos sistemas imunológicos e defendem o corpo contra ataques de infecções e vírus.

Para ter uma boa alimentação, é preciso seguir algumas dicas importantes:

  • beber bastante água, pois a maioria das pessoas são desidratadas, um sinal disso é quando se tem sede. A desidratação pode causar sensação de sonolência e aumento da fome;
  • planejar as refeições;
  • não adicionar muito sal à comida e evitar comida pré-processada ou pré-embalada.
  • controlar a ingestão de gordura, para reduzir o risco de doenças do coração e de gordura corporal;
  • comer de 3 a 5 porções de vegetais e frutas diariamente, pois fornecem ao corpo vitaminas essenciais e minerais que atuam como antioxidantes, protegendo o corpo de doenças, além disso, são também fonte de fibras;
  • fazer pequenas refeições ao longo do dia, dando ao corpo um depósito de energia contínuo e evitando comer em excesso nas refeições principais;
  • dar preferência a carboidratos complexos, como frutas, pães e vegetais ao invés dos carboidratos simples, como doces, chocolates e biscoitos;
  • assar, cozinhar no vapor ou grelhar os alimentos; não fritar;

A chave do sucesso é comer alimentos frescos, nutritivos, variados e treinar o paladar para gostar do que é bom. Seu corpo vai agradecer!

 

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