INSTITUTO TRINITAS

 Convento Santíssima Trindade
Sede do Instituto Trinitas
Primeiras irmãs que vieram ao Brasil em 1902
 

O nome Instituto Trinitas foi escolhido em homenagem à Santíssima Trindade, que é o centro da espiritualidade e vida missionária das irmãs.

Sua sede fica em São Paulo, no Convento Santíssima Trindade e é a organização que responde a tudo o que se refere à vida das Irmãs e das comunidades.

É constituída por todas as irmãs que fazem parte da Província Stella Matutina, num total aproximado de 100 irmãs, distribuídas em 17 comunidades.

Para fazer parte do Instituto Trinitas é necessário tornar-se uma Missionária Serva do Espírito Santo, passando pelas etapas da Pastoral Vocacional, da Formação Inicial (Pré-Noviciado e Noviciado) e Profissão dos Primeiros Votos.

Para compreender o que é o Instituto Trinitas é importante conhecer um pouco da história da Província e como esta se estabeleceu ao longo de mais de um século de presença no Brasil.

As primeiras irmãs chegaram ao Brasil no dia 20 de agosto de 1902 e deram início à Província Stella Matutina, em Juiz de Fora – MG, no dia 08 de setembro de 1902. No dia 07 de janeiro de 1903 começaram suas atividades educativas no Colégio Stella Matutina. De Juiz de Fora as irmãs foram se espalhando para os diversos estados brasileiros onde atualmente estão presentes.

Como na época grande parte das atividades das irmãs se concentravam na área da Educação, foi criada em 1920 a Sociedade de Ensino e Beneficência – SEB, com sede em Juiz de Fora. Em 1953 a sede foi transferida para São Paulo e, em 1966, com o crescimento das comunidades e escolas nos Estados do Sul, foi desmembrada dando origem à Província Brasil Sul, com sede em Ponta Grossa, no Paraná - Província Spiritus Divinae Sapientiae (www.mssps.org.br).

Em 2001 a SEB passou novamente por um processo de desmembramento, que culminou na criação do Instituto Trinitas e da REDES – Rede de Solidariedade.

O Instituto Trinitas, como representante da Província, é dirigido pela Equipe de Coordenação Provincial ou Conselho Provincial e acompanha as demais entidades na concretização de seus objetivos, que é realizar a missão das Servas do Espírito Santo nos locais onde estão presentes.

 

Convento Santíssima Trindade

REDES

EVANGELHO

CONHEÇA O VIVAT

ACESSE SEU WEBMAIL

Newsletter

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5547-7222