Bem aventurada Madre Josefa (1852-1903)

Hendrina Stenmanns, mais conhecida como Madre Josefa, nasceu em 28 de maio de 1852, em Issum, na Alemanha. Seu desejo era consagrar sua vida a Deus como missionária.
 
Ainda jovem, trabalhava como tecelã para ajudar sua família e, com a morte de sua mãe, assumiu a responsabilidade pelos irmãos menores.
 
Em 1884 pediu admissão à Casa Missionária de Steyl, fundada por Santo Arnaldo Janssen escrevendo-lhe: “Nada desejo, senão, com a graça de Deus ser a menor e sacrificar-me pela obra da evangelização!”
 
Nesta época as Missionárias Servas do Espírito Santo ainda não existiam. Com esperança de poder realizar seu sonho, trabalhou como empregada na cozinha da casa missionária durante muitos anos, mesmo sem ter nenhuma garantia de se tornar uma missionária.
 
Somente em setembro de 1888 teve início a congregação e Hendrina fez parte do primeiro grupo de irmãs. Mais tarde foi considerada co-fundadora junto com Madre Maria Helena Stollenwerk.
 
Madre Josefa foi coordenadora das Irmãs e formadora. Teve a alegria de orientar muitas jovens na vida religiosa e de enviar numerosas Irmãs à missão além fronteiras. A cada uma acompanhava através de cartas carregadas de ternura, conforto e ânimo.
 
Faleceu em 20 de maio de 1903 e deixou um lindo testemunho de consagração a Deus, de dedicação missionária e de amor às pessoas. 
 
Ao longo dos anos, inumeráveis graças foram alcançadas pela sua intercessão. A Igreja, reconhecendo suas virtudes e compromisso autêntico de vida evangélica, celebra sua beatificação em 29 de junho de 2008. Doravante a invocamos como Bem-aventurada Madre Josefa.

Convento Santíssima Trindade

REDES

EVANGELHO

CONHEÇA O VIVAT

ACESSE SEU WEBMAIL

Newsletter

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5547-7222