Ir. Ilma Canal, O trabalho na saúde me toma todo o tempo - 24 horas - e eu assumo essa tarefa...

 

 

  "O melhor lugar do mundo é onde Deus me quer". São José Freinademetz

  Ir. Ilma Canal, "O trabalho na saúde me toma todo o tempo - 24 horas -
  e eu assumo essa tarefa como minha grande missão."

 


Cheguei em Palmópolis em 2002. No início do ano de 2003, a comunidade local pediu às Irmãs para que assumissem a Secretaria de Saúde do Município. A intenção da comunidade, ao pedir a uma Irmã para estar à frente dessa Secretaria, era tentar viabilizar os meios de um melhor atendimento à população do município, que é de 9.400 habitantes aproximadamente. 
Coube a mim atender a essa convocação. Fui nomeada como Secretária de Saúde de Palmópolis em 12 de março de 2003. O início foi um desafio muito grande para mim, não sei como tive coragem de aceitar a função, talvez até porque não tinha muita noção do que me esperava.

Quando assumi, fizemos a Conferência Municipal de Saúde para envolver toda a população no processo. Nas 4 pré conferência foram tiradas as propostas da comunidade, sendo que algumas delas já se tornaram realidade como o tratamento da água e o encaminhamento da questão do esgoto (em andamento), o Programa de Saúde Familiar - PSF e PSBucal (em andamento). 

O PSF é um programa de saúde do Governo Federal e para consegui-lo tivemos que nos organizar e responder a todos os seus requisitos. Conta com 10 funcionárias - médico, enfermeira e 8 agentes. Esses agentes, sob a supervisão da enfermeira, visitam as famílias, cadastram-nas e colhem os primeiros dados sobre a situação da saúde da família visitada. Na cidade há doentes mentais, alguns abandonados, sem condição de se cuidar. as agentes de saúde acompanham essas pessoas e as auxiliam, de modo que não fiquem sem a medicação necessária.

Na unidade básica de saúde, a única da região, temos um médico residente, Dr. Valdir, e duas enfermeiras técnicas, recém-formadas e alguns auxiliares. O hospital mais próximo fica a 63km de Palmópolis. É lá que são realizados partos e internações.. Uma das grandes dificuldades é a quase inexistência de clínicas específicas na região. Os casos mais sérios são encaminhados a Teófilo Otoni, Belo Horizonte ou a outra localidade maior, onde as pessoas doentes tenham parentes ou outro tipo de facilidade de hospedagem.

Em Palmópolis, o atendimento médico é de qualidade, mas também, de quantidade. O Dr. Valdir atende desde cedo até altas horas da noite, num total diário aproximado de 60 pessoas. Nosso atendimento, por ser considerado bom, atrai pessoas de fora do município. 

Minha tarefa principal é atender e encaminhar as pessoas que procuram a Secretaria, de acordo com a especialidade que o caso requer. Dou atendimento constante na Secretaria de Saúde e supervisiono o Posto, para assegurar um bom atendimento, inclusive e sobretudo, humano. Promovemos muita formação aos agentes, cursos, sensibilizações, reuniões mensais do Conselho de Saúde, onde se discutem os encaminhamentos e as dificuldades com relação à saúde. Muitas pessoas me procuram com muita necessidade de conversar, desabafar. Eu as escuto.

O trabalho na saúde me toma todo o tempo - 24 horas - e eu assumo essa tarefa como minha grande missão.

Irmã Ilma Canal, SSpS, pertence a Província Brasil Norte
maio/2004

Convento Santíssima Trindade

REDES

EVANGELHO

CONHEÇA O VIVAT

ACESSE SEU WEBMAIL

Newsletter

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5547-7222