Irmã Zélia - sete anos de missão em Rio Sono/TO

 

 

  "O melhor lugar do mundo é onde Deus me quer". São José Freinademetz

  Irmã Zélia - sete anos de missão em Rio Sono/TO

 


Durante os últimos sete anos desenvolvi um trabalho social em Rio Sono/TO. Situado a 150 km da Capital, Palmas, tem uma população aproximada de seis mil habitantes, predominantemente rural. Cerca de mil e quinhentas pessoas vivem na sede do município. A região é carente, a população enfrenta dificuldades grandes: fome, terra fraca, falta de chuvas por longos períodos, problemas maiores que seus esforços podem superar. Na cidade, o desemprego impera. Machucadas pela fome, muitas pessoas vivem uma situação infra-humana.


Diante de uma situação assim tão grave, nossa preocupação foi partir para o desenvolvimento de um trabalho social baseado em roças comunitárias, visando envolver o maior número possível de famílias. A adesão ao projeto foi grande e a terra conseguida só comportou 40 famílias, selecionadas entre as mais necessitadas. Depois de preparar e adubar, a terra foi repartida em áreas iguais.

Na época da colheita, a alegria ficava estampada naqueles rostos sofridos e as pessoas nos procuravam para agradecer. Um senhor pobre entrando em minha sala de trabalho perguntou: "Com quem devo repartir os alimentos que colhi?" Diante dessa atitude tão digna, senti profunda comoção, de modo que não consegui conter as lágrimas. Evidentemente, os alimentos que colhera eram destinados à sua família. Nos anos seguintes, novas áreas surgiram de modo que foram organizadas mais quatro roças comunitárias. Hoje, as roças continuam independente de nossa intervenção.

Um segundo projeto que deu certo foi a confecção de peças íntimas. Iniciamos esse trabalho com um curso de corte e costura. A partir desse curso, as mulheres, mães de família, fizeram um grande esforço para aprimorar o trabalho, até se tornarem excelentes costureiras. Hoje esse grupo consegue manter a confecção, cujo produto é muito bem aceito pela comunidade, inclusive recebem encomendas das cidades vizinhas. Cada uma das participantes recebe um salário mínimo e o restante do rendimento é empregado na compra de matéria prima. A vida dessas mulheres e de suas famílias mudou em qualidade e dignidade.

Ainda no combate à fome fizemos um grande esforço para conduzir trabalhadores e trabalhadoras rurais, pessoas idosas e deficientes ao INSS em Palmas, para conseguirem aposentadoria. A prefeitura liberava um veículo, quando necessário e acompanhei pessoalmente os casos em que a situação o exigia. Com isso, um bom número de famílias foi beneficiado, garantindo o mínimo de renda indispensável á sobrevivência.

Depois desses anos, deixo Rio Sono por necessidade de apoio a outra missão em Palmas. Não resolvemos todos os problemas, mas levo comigo amizade, carinho, experiência, dor por uma aproximação maior do sofrimento humano, mas também, satisfação pelo que foi conseguido.

Irmã Zélia Ribeiro, SSpS - pertence a Província Brasil Norte

Convento Santíssima Trindade

REDES

EVANGELHO

CONHEÇA O VIVAT

ACESSE SEU WEBMAIL

Newsletter

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5547-7222