Irmã Anastásia

 

 

"O melhor lugar do mundo é onde Deus me quer". São José Freinademetz

Irmã Anastásia: "...Muitas vezes estávamos em meio a conflitos e em situações desafiantes...."

 

 

Após trabalhar por uns 8 anos no Vale do Jequitinhonha, fui chamada para missionar no, então, Norte de Goiás. Cheguei em Tocantínia em 1985. Assumi a coordenação do trabalho social nas Vila Jacó e Planalto. O trabalho que assumi era, na verdade, uma continuidade às atividades iniciadas pela Irmã Clara Maria, que constavam de:

* Artesanato - confecção de redes de algodão, cujo cultivo era feito nas proximidades. As redes de Tocantínia são famosas, possuem lindos labirintos, tramóias, que constituem rendas próprias para as redes tecidas lá;
* Cursos – bordados e pinturas para adolescentes, corte e costura para gestantes;
* Pré escolar – em ambas as Vilas funcionava uma escolinha para crianças de 2 a 6 anos;
* Horta familiar e comunitária – um projeto iniciado pela Irmã Antônia, primeiramente no fundo do quintal das casas, depois, numa área própria, comunitária. Verduras e legumes completavam a merenda escolar nas duas Escolinhas;

Com a saída de Irmã Helena da coordenação da Paróquia, no final de 1986, chamada para assumir outro trabalho na Província, o então Bispo local, D. Jaime Collin, me encarregou da tarefa e me apresentou à comunidade local como a nova coordenadora do trabalho pastoral propriamente dito. Então, além do trabalho social, assumi também aquela nova e desafiante tarefa.
Fui coordenadora da paróquia por 3 anos, até que, em 1989 encerramos nossa permanência, como comunidade, em Tocantínia. Aquela região, até há pouco norte do estado de Goiás, havia se emancipado e se transformado numa novo estado, do Estado do Tocantins. Em Tocantínia, as SSpS continuaram presentes no trabalho de Irmã Sílvia Wewering, com as comunidades Xerente e das Irmãs Edni Gugelmin e Bete Plattner, nas comunidades rurais.
A partir de 1990, trabalhei com Irmã Antônia, em Miranorte, na Saúde Alternativa e na Pastoral da Criança. Tanto Tocantínia como Miranorte pertenciam à Diocese de Miracema do Norte, que tinha uma postura crítica com relação à realidade social e política na qual o povo estava imerso e optara pela pastoral das Comunidades Eclesiais de Base, contando também com a presença de núcleos da CPT – Comissão Pastoral da Terra e do CIMI - Conselho Indigenista Missionário.
Nós, Irmãs, participamos intensamente da vida e missão da Igreja local: reuniões, encontros de formação, de lazer, assembléias, caminhadas, romarias e outras mais. Muitas vezes estávamos em meio a conflitos e em situações desafiantes. Apesar disso, e talvez por isso mesmo, estávamos muito unidas ao povo, numa convivência alegre de partilha, o que constituiu para mim um verdadeiro aprendizado. Tanto que, quando em 98 voltei ao Vale do Jequitinhonha, dessa vez em Mata Verde/MG, contava já com uma nova experiência. Por isso, talvez, minha permanência no Vale pode ser um verdadeiro batismo, um renascimento, um encontro comigo mesma junto ao povo com quem convivi e trabalhei.

Irmã Anastásia Krohling, SSpS - pertence a Província Brasil Norte
março/2005

Convento Santíssima Trindade

REDES

EVANGELHO

CONHEÇA O VIVAT

ACESSE SEU WEBMAIL

Newsletter

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5547-7222