Irmã Mary John Kudiyiruppil

 

"O melhor lugar do mundo é onde Deus me quer". São José Freinademetz

"... meu objetivo é duplo: fazer Animação Missionária e, ao mesmo tempo, promover Justiça, Paz e Integridade da Criação. ..."

 
 
 
 
Irmã Mary John Kudiyiruppil, responsável pela Secretaria Geral das Missões, esteve no Brasil participando do Fórum Social Mundial e do encontro das Equipes Pan-americanas SSpS e SVD de Justiça, Paz e Integridade da Criação. De volta a Roma, passando por São Paulo, conversou conosco.

Site: À frente da Secretaria SSpS das Missões, qual é seu objetivo e qual sua motivação?


I. Mary John: Como secretária das missões, meu objetivo é duplo: fazer animação missionária e, ao mesmo tempo, promover justiça, paz e integridade da criação. Na animação missionária, minha preocupação é de como animar as Irmãs na missão integrada com justiça, paz e integridade da criação. Como posso ajudar a surgir, a partir de dentro, essa espiritualidade, para que tenhamos uma visão em conjunto; como crescer nessa visão missionária que integra justiça e paz. Minha motivação vem do seguimento de Jesus. Não está limitada a nosso carisma como Congregação, mas calcada no aprofundamento de nossa vida em Cristo, na pessoa de Jesus. Como fazer isso da melhor maneira possível?

Site: Como você realiza seu trabalho, que é de animar e coordenar as atividades missionárias na Congregação?


I. Mary John: Muito do meu trabalho é feito por correspondência com as equipes de Animação Missionária e de Jupic. Também estou comprometida com as atividades inter-congregacionais em Roma, sobretudo com Caritas Roma e com o Movimento contra o tráfico de mulheres (incluindo crianças e adolescentes). Participo da Rede Afro – Européia Fé e Justiça – EIFGN, que reúne 42 congregações Religiosas, cujo enfoque é África: água para África, medicina para África e sementes para África e não ao comércio de armas para África. 
Faço parte também do Mulheres ad Gentes, que reúne 9 secretárias das missões de congregações missionárias com presença em Roma. Trata-se de um grupo novo, que se reúne para refletir e aprofundar o enfoque missionário.
Semanalmente tenho encontro com a Rede de JUPIC Espanhol e JUPIC Inglês SSpS e SVD. Ainda, com Tom Aschmann, Secretário das missões SVD, faço o Boletim Missionário, que, de nossa parte, é enviado a todas as Provinciais, Coordenadoras de JUPIC e de Animação Missionária.

Site: Suas impressões sobre o Fórum Social Mundial


I. Mary John: Penso que o Fórum é um passo à frente na integração da Missão com Justiça e Paz. Meu desejo é que as Irmãs, generosa e plenamente, exuberantes, dediquem-se a essa missão fundamental.
Temos que nos inspirar em Jesus, sua missão está revelada nos diversos contextos. Temos somente que abrir os olhos e ver, cada lugar é específico. Que possamos assumir a mentalidade de Jesus, viver como ele viveu.

Irmã Mary John – Secretária das Missões, SSpS
e-mail: Missec@pcn.net
pertence a Província de Roma
fevereiro/2005

Convento Santíssima Trindade

REDES

EVANGELHO

CONHEÇA O VIVAT

ACESSE SEU WEBMAIL

Newsletter

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5547-7222