Mídias sociais fazem parte de missão SSpS

Pela primeira vez, as missionárias servas do Espírito Santo estão organizando um seminário internacional sobre mídias sociais. Serão três semanas de encontro com as coordenadoras de comunicação das províncias e regiões para aprofundar o tema, partilhar experiências e organizar o serviço de comunicação da Congregação, nos locais onde estão presentes.

O seminário será em Roma, na Itália, de 1º a 21 de outubro, com o tema de inspiração bíblica, “Que sua luz brilhe diante das pessoas” (Mt 5,16). O objetivo principal é ajudar as irmãs em todo o mundo a assumirem o trabalho de comunicação como parte da missão SSpS, indispensável para o mundo atual.

Além de aprofundar sobre a Comunicação a partir de seus fundamentos teológicos, da espiritualidade trinitária, das questões do mundo atual, evangelização e novas tecnologias, as participantes vão elaborar o Manual de Comunicação e Tecnologia SSpS, com orientações para as equipes de comunicação e para as irmãs em geral no que se refere ao uso das mídias sociais e demais meios de comunicação.

Pesquisa nas comunidades

Para preparar o seminário e o Manual de Comunicação, foi feita uma pesquisa nas comunidades SSpS, incluindo as cerca de 3 mil irmãs da Congregação. A pesquisa fez um levantamento sobre o uso de equipamentos eletrônicos e mídias sociais tanto na vida pessoal como na missão realizada pelas religiosas.

O resultado mostrou que equipamentos eletrônicos como computadores, celulares, entre outros, fazem parte da vida cotidiana da maioria das irmãs e são muito utilizados na missão e na comunicação interpessoal. Elas também têm acesso e fazem uso das mídias sociais tanto no trabalho missionário como também para acessar notícias, informações e diferentes tipos de serviços no dia a dia.

Um dos aspectos importantes da pesquisa foi motivar as irmãs a conversarem sobre os benefícios e os riscos das mídias sociais. Também as religiosas foram incentivadas a levantar questões como o uso consciente desses recursos, segurança na internet, privacidade e critérios para publicação de informações, entre outros.

Os dados fornecidos pela pesquisa serão apresentados no manual e darão pistas para a formulação de políticas de comunicação que vão orientar as SSpS quanto à melhor maneira de utilizar os recursos do mundo digital a serviço da missão.

A Província Brasil Norte participou da pesquisa e, além de marcar presença no seminário, está colaborando na sua organização, por intermédio da Ir. Ana Elídia Neves, que faz parte da Equipe de Comunicação Congregacional. Também o logotipo e o banner do seminário são uma criação do Gabriel Grecco, do nosso Departamento de Comunicação.

Equipe de Comunicação Congregacional responsável pela organização do seminário em Roma: Ir. Ana Elidia Neves (Brasil), Ir. Maria de Lourdes Santos e Ir. Gini George.

Convento Santíssima Trindade

REDES

EVANGELHO

CONHEÇA O VIVAT

ACESSE SEU WEBMAIL

Newsletter

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5547-7222