Bibliodrama: o encontro da Palavra de Deus com a vida cotidiana

Você já ouviu falar de Bibliodrama? Provavelmente não! Pois essa é a primeira vez que realizamos um curso no Brasil para as missionárias servas do Espírito Santo, missionários do Verbo Divino e leigos e leigas do continente americano.

O curso está sendo realizado de 31 de junho a 21 de julho, no Centro Missionário Cultural Santíssima Trindade, na capital paulista. Os participantes estão animadíssimos com as descobertas que estão fazendo.

Mas o que vem a ser Bibliodrama? Lucas Carneiro, professor do Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Belo Horizonte, está participando da formação e vai partilhar com você como é o curso.

A Palavra que faz arder o coração

O Concílio Vaticano II, no documento “Dei Verbum”, sobre a Sagrada Escritura, nos ensina que “as coisas reveladas por Deus, contidas e manifestadas na Sagrada Escritura, foram escritas por inspiração do Espírito Santo” (DV,11). Nesse intuito, nós nos reunimos de várias nacionalidades, em nível de Panam, para aprofundarmos nossa forma de interpretar e utilizar os textos sagrados, como também afinarmos nossos ouvidos ao que Deus nos revela nesses mesmos textos.

Os que aqui se reúnem advêm de várias regiões, tais como Paraguai, Chile, Argentina, Brasil, Bolívia, Cuba. Cada um traz consigo uma bagagem de experiências e concepções de como se deve aproximar e tomar a Palavra de Deus, de como a utilizar em nossa ação pastoral e nos mais diversos processos de evangelização. Também nos constituímos como grupo misto, no qual se unem vocações diversas, como irmãs missionárias servas do Espírito Santo, padres e irmãos verbitas, e também leigas e leigos que trabalham na missão desses dois grupos religiosos.

A pergunta que carregamos conosco é “o que vem a ser Bibliodrama?”. Ao longo do caminho, estamos descobrindo que Bibliodrama se constitui nas diferentes formas de se fazer arder o coração ao ouvirmos, lermos e interpretarmos as Sagradas Palavras, assim como viveram e sentiram os discípulos de Emaús (cf. Lc 21,13-35).

Muitos são os métodos, técnicas de leitura e meios criativos de se fazer ouvir a Palavra Divina. Assim, o intento proposto a este grupo é o de aprofundar o conhecimento bíblico, mas também de fazermos, por meio das tramas da vida, uma profunda experiência com a Palavra revelada. Em tempos de uma Igreja em saída, como nos propõe nosso Papa Francisco, em tempos de névoas e sombras sobre nossa realidade, nós nos inspiramos na resposta de nosso fundador, Arnaldo Janssen, quando se via questionado sobre seu intento missionário: “O Senhor desafia a nossa fé e incentiva-nos a fazer algo novo, precisamente quando tantas coisas implodem na Igreja”.

“Como, porém, Deus na Sagrada Escritura falou por meio dos homens e à maneira humana, o intérprete da Sagrada Escritura, para saber o que Ele quis comunicar-nos, deve investigar com atenção o que os autores realmente quiseram significar e que aprouve a Deus manifestar por meio das suas palavras” (DV, 12). Dessa forma, este grupo Panam foi incumbido da sublime tarefa, por meio do Bibliodrama, de aprender e vivenciar pessoalmente a experiência com o texto revelado, de forma que possamos multiplicar o que aqui experimentamos.

Portanto, se temos como missão dada por nosso fundador e fundadoras o anúncio do Evangelho em nosso campo de missão, seja ele onde for, estamos animados e confirmamos que o Senhor se nos revela nas escrituras e nos faz arder o coração, e, com alegria, cantamos que “o anúncio do Evangelho é a maior prova de amor ao próximo” (Arnaldo Janssen).

Convento Santíssima Trindade

REDES

EVANGELHO

CONHEÇA O VIVAT

ACESSE SEU WEBMAIL

Newsletter

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5547-7222