DOROTY STANG VIVE

Em 2007, Luiz Inácio Lula da Silva, então presidente do Brasil, num evento na ONU, propôs a Rio+20, uma Conferência sobre Meio Ambiente que fosse ao mesmo tempo um balanço da Rio’92 e um avanço. Hoje diríamos uma superação das últimas e fracassadas COPs (Conferências das Partes) em Estocolmo, Cancun e Durban.

O tema do necessário equilíbrio ambiental para a sobrevivência da humanidade e da biodiversidade, embora amplamente divulgado, foi reduzido ao perigo do aquecimento climático. Pouco se fala sobre a contaminação por fertilizantes químicos e agrotóxicos, assim como sobre o lixo nuclear.

Em nome da produtividade, escondem-se interesses escusos. No bananal da Del Monte Fresh Fruits (cuja sede se encontra na Flórida) na Chapada do Apodi, Ceará, faz-se pulverizações aéreas com agrotóxicos. Dra. Raquel Rigotto, professora da Universidade Federal do Ceará, encontrou água contaminada nos poços artesianos, lençol freático e também nas torneiras domésticas. José Maria Filho, líder comunitário, conseguiu convencer um dos vereadores a propor uma lei – aprovada - proibindo as pulverizações aéreas. No dia 21 de abril de 2010, foi assassinato com 18 tiros quando retornava para casa. Em seguida, a lei foi revogada. Recentemente, a mobilização da população, reconsquistou, na lei, a proibição da pulverização aérea de agrotóxicos.

Pesquisa realizada pela bióloga Danielly Palma, da UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso) revela que em amostras de leite materno de 62 mulheres (coletadas de fevereio a junho de 2010) do município de Lucas do Rio Verde, foi detectada presença de até 6 tipos de agrotóxicos em algumas amostras. Um deles, o DDE, derivado do DDT cujo uso já era proibido desde 1998, foi o mais encontrado. Sabe-se que causa abortos e infertilidade masculina. Pediatras aconselharam as mães nutrizes a não amamentar seus bebês. Algumas já tiveram filhos com mal-formação genética e câncer. Dentre as 62 mães, apenas 3 são rurais, o que permiteconcluir que também a zona urbana está contaminada.

Em plena Amazôniae onde se concentram os mais diversos Povos Indígenas do Brasil, realizou-se o Fórum Social Mundial em Belém (PA). Uma tenda da CNBB, durante o Fórum Social Mundial em Belém (PA), homenageou a Irmã Doroty Mae Stang. A missionária da Congregação de Notre Dame, reflorestadora com plantas nativas e defensora dos Projetos de Desenvolvimento Sustentável (PDS) constantemente ameaçada, já com 73 anos, não cedeu aos interesses de madeireiros e latifundiários e acabou assassinada no dia 12 de fevereiro de 2005.  

"Ela continua viva no nosso meio, pelo testemunho que ela deu na nossa região, pela defesa da vida, pelo meio ambiente, pela ecologia, pela defesa de que todos os homens e mulheres do campo pudessem experimentar o respeito de sua dignidade enquanto seres humanos", afirmou irmã Henriqueta Cavalcante, da Comissão Justiça e Paz da CNBB.

Sete anos após seu assassinato, tão viva está Irmã Doroty que o PDS pelo qual morreu floresce exitosamente e outros PDS surgiram garantindo a sobrevivência a muitos/as trabalhadores/as e à rica biodiversidade da região.

Iolanda Toshie Ide

Convento Santíssima Trindade

REDES

EVANGELHO

CONHEÇA O VIVAT

ACESSE SEU WEBMAIL

Newsletter

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5547-7222