Os Múltiplos Valores da Água

Quando pensamos na importância de algum objeto, nos perguntamos pelo valor que ele tem. Se fazemos esta pergunta a propósito da água, podemos nos surpreender com as respostas.

Qual a valor da água? Todo mês pagamos a “conta da água”. Por isto, uma primeira constatação, que todos fazem, é que a água tem preço, a água custa, a água é cobrada.

Então, uma primeira resposta está aí: a água tem valor econômico.

É verdade. Para termos água em casa à nossa disposição, são necessários diversos serviços, que precisam ser pagos, pois são feitos com o trabalho de pessoas e com um capital que é empenhado. Tudo muito certo.

Mas o valor econômico da água causa preocupação. A água é tão importante, que seu uso não pode depender do dinheiro que temos ou deixamos de ter.

A pergunta sobre o valor da água pede outras respostas. Ela vale tanto que sem ela a vida não é possível. É por isto que convém dizer com clareza: o primeiro valor da água não o valor econômico, é o seu valor biológico, isto é, o seu valor vital, a sua importância para a vida. É esta importância vital da água que lhe confere, em primeiro lugar, o seu grande valor.

Em seguida, podemos dizer que a água tem um valor social. Para uma sociedade estar bem organizada, e proporcionar condições de convivência humana, a água é um fator indispensável. Basta ver o pânico que acontece que a rádio anuncia que o nosso bairro vai ficar sem água. Aí percebemos o grande valor social da água.

Mas o valor da água não pára aí. Ela tem um grande valor de enfeite da natureza. As praias são bonitas por causa da água do mar. As Cataratas do Iguaçu são uma maravilha de encher os olhos. Por isto, a água tem também um valor turístico.

Se nos fizerem de novo esta pergunta, temos agora muitas respostas para dar. E ainda falta a mais bonita: a água tem um grande valor religioso, simbólico. Ele merece um capítulo especial!

Convento Santíssima Trindade

REDES

EVANGELHO

CONHEÇA O VIVAT

ACESSE SEU WEBMAIL

Newsletter

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5547-7222