Faz Trevas, mas eu canto

Ontem foi Hiroshima e Nagasaki, amanhã pode ser Brasília ou São Paulo. Ontem foi o agente laranja sobre o Vietnã, hoje é o Fusarium sobre a Amazônia. Ontem era o petróleo do Afeganistão. Hoje é o petróleo do Iraque. Amanhã pode ser o Aqüífero Guarani.

Kenedy invadiu o Vietnã, Bush pai, o Afeganistão, Bush Filho o Iraque. O império derruba (e assassina) presidentes e impõe ditadores. Assim, entre republicanos e democratas ninguém se salva. Carter armou a Al Qaeda, Clinton articulou a invasão da Colômbia e Bush o golpe na Venezuela, a invasão da Somália e agora do Haiti e ...acaba de bombardear a única indústria farmacêutica do Sudão.
A Escola das Américas (SOA) está aí treinando militares e civis de toda América, produzindo monstros para garantir o terror do império sobre quem quiser levantar a cabeça. Nem mesmo americanos como padres e freiras cujos corpos foram encontrados recentemente. Apesar dos protestos, a Escola das Américas apenas mudou de endereço: do Panamá para Port Benning, na Geórgia.
A despeito de David Kelly ter pago com a vida, as trevas caíram sobre a BBC após décadas de resistência.
Hoje é o Iraque, amanhã será o Irã.
Faz trevas. Trevas em Fallujah. Trevas no mundo.

Faz escuro, mas eu canto, do exílio cantou o poeta Thiago de Mello logo após a quebra da democracia em 64.

É tempo de trevas, mas meu antídoto é o exercício da cidadania. Faz escuro, mas eu canto e danço. Linux em vez de Microsoft, suco de laranja em vez de coca-cola. Esso ou Texaco não têm lugar no tanque do carro. Aliás, nada de Ford, Chrysler ou GM. Preferência por nosso Banco de Sementes: nada de Pioneer, Monsanto ou Cargill. Os poucos reais desconhecem Banco de Boston ou Citybank ou Chase. Perto de qualquer Mc Donald´s não passo nem para jogar pedras ou quebrar vitrines: nada do jogo da violência que é a arma deles.

Faz trevas, mas o poder do Império é limitado: é descomunal sua dívida externa, talvez maior que sua arrogância.

Faz escuro, mas eu canto e danço. Um dia eles é que vão dançar, mas não a música. Porque o canto, a dança, a alegria são nossas, de quem não quis ser dono do mundo, mas escolheu a solidariedade para que todos/as sejam donos/as de si mesmos/as: irmãos e irmãs.

Faz trevas, mas eu canto.

Iolanda Toshie Ide
Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Lins;
Representante da Pastoral da Mulher Marginalizada no setor de Pastorais Sociais da CNBB;
Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Ação " Educação e questões de Gênero", da UNESP de Marília / SP

Convento Santíssima Trindade

REDES

EVANGELHO

CONHEÇA O VIVAT

ACESSE SEU WEBMAIL

Newsletter

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5547-7222