Mais uma morte brutal: Missionária Dorothy

Os bispos da CNBB Regional Norte 2 receberam com dor e indignação a notícia do assassinato de Irmã Dorothy Stang, de 73 anos, ocorrido hoje (12/02), às 9 horas, em uma emboscada no município de Anapú/PA, com três tiros.
Irmã Dorothy, de nacionalidade norteamericana, naturalizada brasileira, da Congregação das religiosas de Notre Dame, participava da CPT, desde a época da sua fundação e acompanhou com firmeza e paixão, a vida e a luta dos trabalhadores do campo, sobretudo na região da Transamazônica, no Pará.
Por causa de sua atuação, e pela denúncia da ação predatória de fazendeiros e grileiros, Irmã Dorothy, desde 1999, vinha recebendo ameaças de morte. Na quarta-feira da semana passada (09/02), durante Audiência Pública, em Belém, apresentou ao ministro, Nilmário Miranda,da Secretaria Especial de Direitos Humanos, ao ouvidor Agrário Geral, Gercino Filho, e a autoridades do governo do Estado do Pará, as denúncias de ameaça de morte que estava sofrendo.
No ano passado, ela recebeu da Assembléia Legislativa do Pará o título de Cidadã do Pará, ocasião em que ressaltou que este título representava o reconhecimento que o poder legislativo dava à luta do povo pelos seus direitos.
O inqualificável assassinato de Ir. Dorothy Stang, traz a memória de um passado que se julgava encerrado. A sanha de fazendeiros e madeireiros da região não respeita nada, e até a ação de uma religiosa idosa se torna para eles um obstáculo para a consecução dos seus objetivos. Se a vida de uma religiosa indefesa é tirada desta forma, como não são tratados os trabalhadores e trabalhadoras do campo!
Surpresos e chocados diante de tanta brutalidade, os bispos do Regional Norte 2 continuam firme em seu serviço aos povos da terra e das águas. Ir. Dorothy é mais uma mártir da Pastoral da Terra, da Igreja Católica que luta em favor dos oprimidos.
Neste início da Campanha da Fraternidade, em que as igrejas convocam o povo brasileiro para a superação de toda violência e injustiça, pedimos a Deus que a morte de Ir. Dorothy nos ajude a construir a sonhada paz na terra.

Presidência da CNBB Regional Norte 2
foto site:globo.com

Convento Santíssima Trindade

REDES

EVANGELHO

CONHEÇA O VIVAT

ACESSE SEU WEBMAIL

Newsletter

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5547-7222