Tráfico de Mulheres e Crianças: As Irmãs dos Santos Nomes Falam Sobre a Questão

As Irmãs dos Santos Nomes de Jesus e Maria (SNJM), uma ordem religiosa internacional, de cerca de 1.400 membros, anunciou uma campanha de educação e ação em resposta ao tráfico internacional de mulheres e crianças para fins de exploração sexual e trabalhos forçados impostos às crianças.

De acordo com a Superiora Geral da Congregação, a Irmã Mary Pat LeRoy, “Estamos orgulhosas de estar solidárias com 800 ordens femininas, que representam um milhão de membros no mundo inteiro, que se comprometeram a trabalhar para a erradicação dessa ultrajante e crescente epidemia de tráfico de mulheres e crianças. Convocamos nossos líderes políticos e o poder judiciário para enfrentarem essa questão com coragem.”

Os programas educativos serão realizados nos países onde as Irmãs religiosas vivem. A ordem também publicou um pacote educativo intitulado Tráfico de Mulheres e Crianças, disponível em quatro idiomas. Esse pacote está sendo usado no Canadá, nos Estados Unidos, na África, na América Central, na América do Sul e no Caribe.

No Brasil, as Irmãs dos Santos Nomes concentram seu trabalho nas mulheres, ministrando às prostitutas, às vítimas de violência doméstica e às pessoas que vivem na marginalização em São Paulo, Capital, e em Alagoinhas, Bahia.

Uma peça teatral, Perdidos no Tráfico, foi escrita e está sendo interpretada para o público devido ao apoio financeiro das Irmãs dos Santos Nomes e de mais outras duas congregações. Essa peça será exibida em Novembro no Congresso Internacional dos Direitos das Crianças que será realizado em Montreal, Canadá.

Além disso, membros da ordem defendem a criação e aplicação de políticas e programas que abordam os problemas do tráfico e suas soluções através de uma organização não governamental(ONG) que elas patrocinam, a UNANIMA Internacional, coordenada por Catherine Ferguson, s.n.j.m. Em Janeiro de 2005, será realizado um seminário em Nova York para membros convidados dos Estados Unidos, Brasil, Irlanda, Austrália, Canadá, Itália, e Chile para o desenvolvimento de estratégias internacionais visando a eliminação do tráfico. Cada um dos membros convidados trabalha com questões relativas ao tráfico em seus respectivos países.

As Irmãs dos Santos Nomes estão cooperando com outras ordens de mulheres do mundo inteiro nesse esforço. Em 2001, a União Internacional de Superioras Gerais(UISG), representando um milhão de irmãs de todo o mundo, declararam oficialmente seu compromisso de “abordar em todos os níveis o abuso e a exploração sexual de mulheres e crianças, com particular atenção para o tráfico de mulheres que se tornou um lucrativo negócio multinacional.”

Cerca de quatro milhões (4.000.000) de mulheres e crianças são traficadas através das fronteiras internacionais todo ano. Um relatório do Gabinete do Procurador Geral do Canadá estima que os que lucram com o tráfico ilegal de mulheres e crianças no Canadá ganham até US$ 400 milhões por ano. De acordo com o Departamento de Estado dos Estados Unidos, aproximadamente 50.000 mulheres são traficadas anualmente para os Estados Unidos.

O Brasil é a maior fonte de mulheres da América Latina para o comércio sexual com destino para a Europa, de acordo com a Fundação Helsinki para os Direitos Humanos. Depois de armas e drogas, o tráfico de mulheres e crianças para a exploração sexual é o terceiro negócio mais lucrativo do mundo para o crime organizado.

A Administração Geral das Irmãs dos Santos Nomes fica localizada em Montreal, Canadá.
Pessoas a Contatar:
No Brasil – Agnes Hoy, s.n.j.m. e-mail: agneshoy@yahoo.ca
No Canadá - Peggy Kennedy, snjm e-mail: pksnjm@yahoo.ca

Convento Santíssima Trindade

REDES

EVANGELHO

CONHEÇA O VIVAT

ACESSE SEU WEBMAIL

Newsletter

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5547-7222