Mulheres indígenas ao Prêmio Nobel da Paz

Entre as 52 brasileiras indicadas pelo Projeto "1000 Mulheres Para o Prêmio Nobel da Paz de 2005", estão quatro mulheres indígenas: Maninha Xukuru-Kariri, Joênia Batista de Carvalho, Zenilda Xukuru e Eliane Potiguara.

Desde que o Prêmio Nobel da Paz foi criado, em 1901, apenas 12 mulheres receberam o título. O projeto busca reconhecer o trabalho de mulheres que, em diversos espaços, lutam pela paz. No Brasil, o Comitê do programa recebeu 262 sugestões. A partir das histórias, da visão, do método de trabalho e das estratégias contadas por cada uma das 1000 mulheres de 150 países que foram selecionadas, um livro será publicado.

Entre as indicadas, estão Joênia Batista de Carvalho do povo Wapichana, que vive em Roraima,é advogada e atua no Conselho Indígena de Roraima, o CIR, e Maninha Xukuru-Kariri, que participa da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme) desde a sua criação, há 15 anos. Foi a primeira mulher a fazer parte da coordenação da entidade. "A sociedade tenta negar suas origens indígenas. Eles tomaram nossas terras, nossas línguas e nossas crenças. Hoje, nós sabemos quem nós somos, quais são os nossos direitos e a posição que queremos ocupar na história", diz.

Zenilda Maria de Araújo, do povo Xukuru, que vive em Pernambuco, participa há duas décadas da luta de seu povo pela terra. Hoje, os Xukuru têm posse de mais de 70% de seu território, mas ainda vivem sob ameaças constantes dos fazendeiros da região. "As mulheres têm participação em tudo na vida da comunidade: na roça, em casa, na educação, na saúde, na luta. Estamos na frente das lutas, junto com os homens. Quando a gente começa a refletir sobre as lutas, a gente ganha mais coragem para continuar lutando", conta.

Eliane Potiguara nasceu em 1950 e, de acordo com as informações do projeto 1000 mulheres, é escritora e foi fundadora do Grupo Mulher-Educação Indígena (GRUMIN), hoje chamado Rede de Comunicação Indígena.

Convento Santíssima Trindade

REDES

EVANGELHO

CONHEÇA O VIVAT

ACESSE SEU WEBMAIL

Newsletter

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5547-7222