QUARTO DOMINGO DE QUARESMA (30.03.14)

“Eu sou a luz do mundo” Jo 9, 1-41

Continuando a série de leituras evangélicas que procuram ensinar verdades sobre a pessoa e a missão de Jesus, durante a Quaresma, o texto de hoje é novamente um texto comprido, um capitulo inteiro, tirado do Evangelho de João.  Como no Domingo passado (a Samaritana), encontramos traços característicos do Quarto Evangelho – o uso de dualismo, como luz/escuridão, cegueira/visão, de símbolos, de ironia e de mal-entendidos.  Tudo para proclamar a fé da comunidade joanina que Jesus era “a luz do mundo” (v.5).

O texto nos traz o único relato no Novo Testamento da cura de um cego declaradamente de nascença.  Sto. Agostinho via na cegueira uma referência ao pecado original, e na passagem da cegueira à visão, o símbolo da passagem da incredulidade e da morte à fé e à vida.  Assim, o cego curado simbolizaria todos os que chegam à plenitude da fé pelo batismo.

Usando a sua característica de jogo de palavras, o autor do Quarto Evangelho enfatiza o nome da piscina onde ocorre a cura – Silóe, que significa “enviado”. Em mais uma alusão à liturgia batismal, João insiste que a cura da cegueira mortal ocorre através de Jesus – O Enviado do Pai.  Na arte das catacumbas, a cura do cego simboliza o batismo.

Analisando as etapas da história, podemos encontrar uma progressão na fé do cego, através de três interrogatórios.  Ele é interrogado pelos vizinhos (vv. 8-12), pelos fariseus (vv. 13-34) e pelo próprio Jesus (vv. 35-41).  A cada passo ele aprofunda o seu conhecimento de Jesus.  Aos vizinhos ele responde que Jesus é simplesmente um homem. Diante dos fariseus, ele reconhece que Jesus é um profeta.  No diálogo com Jesus ele chega a proclamar que Jesus é o Filho do Homem, a grande figura messiânica do Livro de Daniel e do livro apócrifo de Enoc, o enviado de Deus.

A história reflete algo da situação da comunidade joanina pelo fim do primeiro século.  Na verdade, no tempo de Jesus, ninguém era expulso da comunidade judaica por acreditar no seu messianismo.  Isso acontecia após 85 a.C. com a reconstituição do judaísmo após a destruição de Jerusalém através do esforço feito por um grupo de doutores de Lei para reorganizar o povo através da fidelidade à Lei e à sua interpretação farisaica.  Por isso, a confissão da sua fé em Jesus custa ao curado a perseguição e a expulsão, situação vivida pela comunidade joanina.  Mas, se custou a expulsão da comunidade judaica, também lhe trouxe a verdadeira luz da vida, a vida plena em Jesus.

O último parágrafo usa a ironia, tipicamente joanina.  Os fariseus perguntam cinicamente a Jesus, se ele os considera cegos.  Ele retruca que a situação deles é muito pior – não é que não possam ver, é que não querem ver!  A história iniciou-se com uma declaração, contrariando opiniões de muitos mestres da Lei daquela época, que a cegueira física não é causada pelo pecado (v.3).  Termina afirmando que a cegueira pior, a espiritual, realmente é consequência do pecado. A missão de Jesus no mundo causa uma inversão de situações: os que estão cegos, mas que chegam à fé, são curados e recebem a revelação da Luz do mundo, enquanto aqueles que se ufanam de ser os esclarecidos se fecham nos seus sistemas religiosos e ideológicos, mergulhando-se cada vez mais na trevas e na perdição.

Quanta cegueira em nosso mundo, diante de situações cada vez mais gritantes da exclusão e sofrimento!  Basta ver a nossa indiferença diante da situação do nosso planeta, sendo lentamente destruído e nome de um pretenso progresso, que na verdade não é mais do que a busca desenfreada de lucro para uma elite. Como podemos continuar a ignorar o escândalo do tráfico humano em todos os sentidos – o que é o tema da Campanha de Fraternidade deste ano. Quantas vezes a fé em Jesus é proclamada como se fosse somente uma série de dogmas, em lugar do seguimento daquele que é “Luz do mundo”.  O nosso encontro com O Enviado tem que iluminar os olhos da nossa mente e espírito, para que vejamos o mundo com os olhos de Jesus, e tornemos a nossa fé uma vivência da mística do seguimento dele, continuando a missão de Jesus que disse “enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo”.

Tomaz Hughes SVD

e-mail: thughes@netpar.com.br

Convento Santíssima Trindade

REDES

EVANGELHO

CONHEÇA O VIVAT

ACESSE SEU WEBMAIL

Newsletter

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5547-7222